Como curar umbigo de borrego?

Índice

Como curar umbigo de borrego?

Como curar umbigo de borrego?

A cura do umbigo deve ser feita logo após o nascimento do animal, a base da tintura de iodo 10% devendo ser repetida até o 3º dia de vida do filhote. Os cordões grandes devem ser cortados com tesoura higienizada e estéril, deixando apenas dois dedos de comprimento.

Como fazer a cura do umbigo?

“O importante é que a cura do umbigo seja feita no dia do nascimento e com bastante tranquilidade, para que o manejo não provoque a rejeição da vaca pelo bezerro”. Prepare a solução de iodo + ácido pícrico e guarde em um recipiente fechado e protegido de luz.

Como Prevenir a bactéria do umbigo?

Se uma bactéria penetrar no umbigo, que no animal recém-nascido está ligado diretamente ao fígado, ela terá acesso direto a todos os órgãos do corpo. Por isso, além de barata, a prevenção é recomendada com duas aplicações diárias de tintura de iodo de 5% a 10% até secar o umbigo, o qual deverá ser cortado caso seja maior que 5 centímetros.

Como curar uma bicheira no umbigo?

Após ser curado de uma bicheira no umbigo, meu bezerro de dois meses teve uma inflamação nas juntas das patas dianteiras e traseiras, impossibilitando-o de ficar em pé por muito tempo.

Como se dá a infecção do umbigo?

A infecção se dá de várias formas. As bactérias podem colonizar apenas a região mais externa do umbigo, que se torna inchado, endurecido e dolorido (é comum presença de pus em sua extremidade) ou penetrar nas veias umbilicais, causando um quadro mais grave.

Postagens relacionadas: