Por que Sócrates foi condenado à morte?

Índice

Por que Sócrates foi condenado à morte?

Por que Sócrates foi condenado à morte?

Acusado por corrupção dos jovens e traição aos deuses; Júri para decidir quanto à condenação ou não de Sócrates; ... Sócrates foi condenado à morte e aceitou a sua sentença.

Porque Aristóteles deixa a Academia de Platão explique?

Platão se dedicou à Academia até os 81 anos de idade, quando morreu. Aristóteles ambicionava ser o novo escolarca da Academia, mas, para sua decepção, a instituição foi herdada pelo sobrinho de Platão, Speusipo, que foi escolarca durante oito anos.

Qual é a relação entre o pensamento de Sócrates e de Platão?

O principal legado de Sócrates é colocar o homem como centro da investigação filosófica, no que foi seguido por seu discípulo, Platão, responsável por transmitir suas ideias por meio de manuscritos e em suas aulas na Academia, espaço idealizado por ele próprio para a disseminação do conhecimento filosófico.

O que é o amor incondicional?

Amor incondicional significa amor pleno, completo, absoluto, que não impõe condições ou limites para se amar. Quem ama de forma incondicional não espera nada em troca. O amor está em primeiro lugar. O amor incondicional é generoso, altruísta e infinito.

O que é algo platônico?

Significado de Platônico Popularmente, o termo platônico passou a ser utilizado com o significado de algo ideal ou casto, sem interesses materiais. Por exemplo, um amor platônico é aquele que fica apenas pelo plano espiritual, sem contato carnal ou sexual.

Quais eram as principais atividades realizadas na Academia de plantão?

Platão e a Academia, O método socrático e a matemática, o verdadeiro conhecimento, vida intelectual, a contemplação das idéias, os discursos escritos. ... Assim, a filosofia é realizada na Academia de Platão, pela oralidade, a vida comunitária regida pelos discursos e diálogos, pela educação da alma.

O que é filosofia para Sócrates e Platão?

A preocupação de Sócrates era levar as pessoas, por meio do autoconhecimento, à sabedoria e à prática do bem. Nessa empreitada de colocar a filosofia a serviço da formação do ser humano, Sócrates não estava sozinho. ... Uma é a idealista, que partiu de Platão (427-347 a.C.), seguidor de Sócrates.

Quando ocorreu a morte de Platão?

Platão, Em 428 a.C. (ou 427 a. C., não se sabe ao certo), pouco tempo após a morte de Péricles (estadista ateniense; foi durante o seu período que Atenas viveu o ...

Qual a origem da filosofia de Platão?

De origem aristocrática, Platão concebe um seu posicionamento teórico de valorização da reflexão filosófica o leva a conceber uma “sofocracia” (etimologicamente, “poder da sabedoria”). Segundo ele, os homens comuns são vítimas do conhecimento imperfeito, da “opinião”, e, portanto, devem ser dirigidos por homens que se distinguem pelo saber.

Qual era a família de Platão?

Sua família era muito tradicional, sendo muito de seus membros pessoas eminentes na política. Só para citar um exemplo, ele era descendente de Sólon, que foi um dos maiores legisladores de Atenas. Como era muito comum entre os atenienses de seu tempo, Platão desde cedo se interessou pela política.

Quais são as obras de Platão?

Obras de Platão. Das obras de Platão, cerca de trinta chegaram até nossos dias. As mais célebres foram escritas sob a forma de diálogo: República (dez volumes) Protágoras. Apologia. Fedro. Timon. Banquete.

Postagens relacionadas: