Como dar de comer aos atabaques?
Como dar de comer aos atabaques?
Dar RUM ao Santo, significa colocar o Orixás na sala para dançar as cantigas e rezas que lhe são destinadas. PARA CONSAGRAR E DAR DE COMER AOS ATABAQUES DA CASA: Depois de encourados, mande limpar os atabaques com o omieró da casa.
Como é feita a consagracao dos atabaques na Umbanda?
CONSAGRAÇÃO DOS ATABAQUES Coloque os atabaques em cima do pano que irá cobri-lo quando não estiver sendo usado. Cobrirá o couro. Não precisa cobrir todo o atabaque. Circule com velas brancas que representam as sete linhas ou com velas da cor dos Orixás ou Orixá a quem deseja consagrar os atabaques.
Onde é usado o som dos atabaques?
Nos terreiros de candomblé, os três atabaques utilizados são chamados de "rum", "rumpi" e "le". O rum, o maior de todos, possui o registro grave; o do meio, rumpi, tem o registro médio; o lé, o menor, possui o registro agudo podendo ser usado o aquidavi para a percussão.
Qual o nome dos atabaques na Umbanda?
Na Umbanda, existem três tipos de atabaques, essenciais para garantir ao médium uma incorporação segura. Eles são nomeados como Rum, Rumpi e Lê.
Como consagrar um tambor na umbanda?
deve consagrar esse instrumento com um ritual próprio onde um orixá manifestador de mistérios afins com as vibrações e sons sagrados produzidos por esse instrumento, envolva-o e imante-o com seu axé e vibrações divinas, naturais e espirituais, para que ao ser manuseado pelos iniciados nesse instrumento religioso ele ...
Quem fica no atabaque?
"Os homens são consagrados para serem os dominantes do atabaque, homens escolhidos a dedo por representarem Rum, Rumpi e Le, os três reis da comunicação". Cada um tem tamanho e som diferentes: Rum, o maior tem som grave; o segundo, que é menor tem o nome de Rumpi (médio) e o menorzinho (agudo) tem o nome de Le.
Qual instrumento E o atabaque?
Termo genérico para vários tambores cônicos abertos e de membrana simples, sendo assim classificado como 211.251.1. No Brasil, similar à conga afro-cubana em suas formas e usos. Atabaque s.m. Termo genérico para vários tambores cônicos abertos e de membrana simples, sendo assim classificado como 211.251.1.