Pode dar corticoide para cachorro?

Índice

Pode dar corticoide para cachorro?

Pode dar corticoide para cachorro?

Utilizar remédios que contém corticóide sem prescrição pode trazer alguns problemas à saúde do pet, como imunossupressão, hiperglicemia, letargia, vômitos, fraquezas muscular, hipotrofia, miopatia degenerativa, alterações hepáticas, polidipsia, além de outras doenças relacionadas ao sistema endócrino, já que o ...

Quanto tempo posso dar corticoide para cachorro?

O Cytopoint é indicado especialmente para tratamentos de longo prazo, por conta dos efeitos colaterais mínimos, e tem aplicação prática: injeção uma vez a cada 1 ou 2 meses, no veterinário. Sem precisar dar comprimido todos os dias.

Quanto dar de prednisolona para cachorro?

Meticorten® Veterinário 20 mg deve ser administrado na dose de 0,5 mg de prednisona para cada kg de peso corporal a cada 8 horas. A posologia pode ser alterada conforme características específicas e a severidade da patologia tratada, a critério do Médico Veterinário.

Qual a dosagem de prednisona para cães?

Meticorten® Veterinário 5 mg deve ser administrado por via oral nas seguintes dosagens: Cães – Ação anti-inflamatória: 0,5 a 1,0 mg/kg, por via oral, a cada 24 horas, o que corresponde de 1 a 2 comprimidos de Meticorten® Veterinário 5 mg para cada 10 kg de peso vivo.

Como administrar corticoides em cães?

A administração de corticoides em cães é recomendada para diversas patologias crônicas e certas deficiências metabólicas. No entanto, sua eficiência é objeto de muitas controvérsias por culpa de seus efeitos adversos no organismo do animal — e também de pessoas.

Como os corticoides afetam o cão?

Eles inibem inicialmente os sintomas, mas podem trazer danos irreversíveis. O uso prolongado dos corticoides pode afetar o coração, os vasos sanguíneos, a pele, os pelos, os músculos, o fígado, os rins, o pâncreas, a bexiga, as glândulas adrenais, os linfonodos e o sistema nervoso central do cão (veja o infográfico).

Como administrar os corticoides?

Os corticoides podem ser administrados por via oral (comprimidos), aplicação tópica (pomadas e cremes), inalações e injeções. A forma de aplicação deve ser a recomendada pelo veterinário, e depende da doença que se deseja tratar. Sua administração visa conter o processo inflamatório e aliviar os sintomas agudos gerados pelas seguintes condições:

Qual o problema dos corticoides?

O problema dos corticoides na forma de medicamentos é que seus efeitos são muito abrangentes e fogem da regulação normal do organismo”, complementa Alexandre Merlo. Por atuarem sobre todo o metabolismo do animal, o aumento de peso é outra preocupação.

Postagens relacionadas: