Como dar entrada em pensão por morte INSS?

Índice

Como dar entrada em pensão por morte INSS?

Como dar entrada em pensão por morte INSS?

São 3 requisitos básicos para você ter acesso ao benefício de Pensão por Morte:

  1. comprovar o óbito ou morte presumida do segurado;
  2. demonstrar a qualidade de segurado do falecido na hora de seu falecimento;
  3. ter qualidade de dependente do segurado falecido.

Como requerer a pensão por morte?

Como pedir a pensão por morte? É possível solicitar o benefício através do site “Meu INSS”, pelo aplicativo “Meu INSS” (disponível para iOS e Android) ou pela central telefônica 135.

Qual o prazo para dar entrada no pedido de pensão por morte?

até 90 dias Tem prazo para pedir a pensão por morte? De acordo com a Lei 13.183, houve uma ampliação do prazo para pedidos de pensão por morte. A partir de agora, os dependentes do segurado têm até 90 dias após a morte para requerer o benefício no INSS e receber o pagamento desde a data do óbito.

Como solicitar a pensão por morte?

Nesses dois casos, a pensão por morte pode ser solicitada por um tutor ou curador, a qualquer momento, ficando o pagamento garantido desde a data do óbito.

Como imprimir o documento de pensão por morte?

A advogada aconselha a imprimir ou guardar esse documento pois é a prova da data que o beneficiário fez o pedido. A solicitação da pensão por morte até 90 dias após a morte do segurado garante o recebimento desse benefício desde a data do falecimento (fato gerador).

Quanto custa a pensão por morte?

A pensão visa resguardar os dependentes neste contexto. Assim sendo, a pensão por morte nunca será inferior ao salário mínimo vigente, mas também nunca irá ultrapassar o teto previdenciário, fixado em R$ 6.101,.

Quais são os prazos da pensão por morte?

Esses prazos, porém, não incluem duas exceções: os dependentes do segurado menores de 16 anos e dependentes que forem considerados incapazes para os atos da vida civil. Nesses dois casos, a pensão por morte pode ser solicitada por um tutor ou curador, a qualquer momento, ficando o pagamento garantido desde a data do óbito.

Postagens relacionadas: