Onde devo ir para requerer a pensão alimentícia?
Índice
- Onde devo ir para requerer a pensão alimentícia?
- O que é preciso para entrar com pedido de pensão alimentícia?
- O que eu preciso fazer para colocar o pai do meu filho na Justiça?
- Como fazer para entrar na Justiça pensão?
- Onde devo ir pra colocar o pai do meu filho na Justiça?
- Qual a pensão alimentícia para os filhos?
- Como dar entrada na pensão alimentícia?
- Como obrigar o devedor de alimentos a pagar a pensão?
- Qual a importância da pensão alimentícia?
Onde devo ir para requerer a pensão alimentícia?
Para solicitar o serviço é necessário que a pessoa procure a Defensoria Pública munida dos documentos pessoais: RG, CPF, comprovante de residência, comprovante da filiação ou parentesco, através da certidão de casamento ou certidão de nascimento.
O que é preciso para entrar com pedido de pensão alimentícia?
A única maneira de requerer pensão alimentícia é por meio de uma ação judicial que deve ser ajuizada por um advogado ou defensor público, normalmente, no fórum da cidade da criança/adolescente (existem algumas regras específicas quando se trata de alimentos entre cônjuges/companheiros e residem em cidades distintas, ...
O que eu preciso fazer para colocar o pai do meu filho na Justiça?
O primeiro passo é conseguir um papel do juiz determinando o valor que o ex deverá pagar. Leve os seus documentos e os da criança até o advogado, para que ele entre com um pedido judicial. O juiz já fixará os “alimentos provisórios”, um valor que o pai será obrigado a pagar até o processo terminar.
Como fazer para entrar na Justiça pensão?
A parte precisa ser notificada no processo, por meio de um procedimento chamado citação. Essa citação é pessoal, feita mediante carta com Aviso de Recebimento ou Oficial de Justiça, que vai até o endereço da pessoa ou fala com ela por telefone.
Onde devo ir pra colocar o pai do meu filho na Justiça?
Deve-se procurar um advogado ou a Defensoria Pública (no caso das pessoas que não tenham condições financeiras de contratar advogado e pagar despesas de processo judicial sem prejuízo do sustento próprio e do da família) para entrar com uma ação judicial.
Qual a pensão alimentícia para os filhos?
E uma dúvida que sempre surge nesse momento é referente a pensão alimentícia para os filhos. Se você é uma das partes responsáveis pela guarda de um filho, e tem dúvidas quanto a esse assunto, um advogado de direito de família, nos esclarece nesse artigo alguns pontos importantes sobre esta obrigação legal.
Como dar entrada na pensão alimentícia?
E como dar entrada na pensão alimentícia? A pensão alimentícia será descontada em folha de pagamento do alimentante quando este estiver empregado; sendo assim, a pensão alimentícia é fixada por sentença judicial.
Como obrigar o devedor de alimentos a pagar a pensão?
Existem outras formas de obrigar o devedor de alimentos a pagar a pensão, como a penhora de bens e sua venda em hasta pública, para, com os recursos daí advindos, ser pago o débito alimentar, mas esse procedimento é demorado.
Qual a importância da pensão alimentícia?
Atente-se a ainda que pensão negociada entre as partes não é considerada atraso, pois não foi estabelecida formalmente. Por isso a importância de estabelecer essa questão em juízo. A partir deste artigo, foi possível desconstruir alguns mitos que circulam sobre pensão alimentícia.