Qual a principal importância da BNCC para o professor?
Índice
- Qual a principal importância da BNCC para o professor?
- Como a BNCC pode ajudar o professor?
- O que o professor precisa saber sobre a BNCC?
- Qual a importância das competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum curricular para o trabalho do professor?
- Como trabalhar a BNCC com os professores da educação infantil?
- O que você já sabe sobre a BNCC?
- Quais são as competências gerais para a educação básica?
- Como implementar a BNCC em sua sala de aula?
- Quais são as diretrizes da BNCC?
- Será que a BNCC ainda é uma “proposta”?
- Qual a prioridade da BNCC?
Qual a principal importância da BNCC para o professor?
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento muito importante para profissionais da educação, para os estudantes e para a sociedade em geral. Ela tem como função primordial nortear as aprendizagens que os alunos devem desenvolver nas escolas, desde a Educação Infantil até o Ensino Médio.
Como a BNCC pode ajudar o professor?
A BNCC não mexe só no conteúdo. Ela também pede um novo professor em sala de aula. O documento propõe uma transformação na atuação do educador: sai de cena o detentor único do saber e entra o mediador, o tutor, que mostra caminhos, orienta e auxilia, mas deixa o aluno trilhar a sua via na construção do conhecimento.
O que o professor precisa saber sobre a BNCC?
Com tantas mudanças e transformações que a BNCC propõe para o currículo, é preciso também estar atento à avaliação do desenvolvimento social dos estudantes. Esse ponto tem bastante relação com a formação social, ou seja, a que prepara os alunos para encarar os desafios fora da escola.
Qual a importância das competências gerais apresentadas na Base Nacional Comum curricular para o trabalho do professor?
As Competências Gerais não devem ser interpretadas como um componente curricular, mas tratadas de forma transdisciplinar, presentes em todas as áreas de conhecimento e etapas da educação. ... Elas indicam o norte para a compreensão das escolhas curriculares, que conta com a participação das escolas.
Como trabalhar a BNCC com os professores da educação infantil?
Para saber como trabalhar a BNCC com professores da Educação Infantil, você deve primeiro conhecer o que estipula a parte do documento voltada à orientação do currículo de crianças....Como trabalhar a BNCC com professores da Educação Infantil?
- conviver;
- brincar;
- participar;
- explorar;
- expressar;
- conhecer-se.
O que você já sabe sobre a BNCC?
A BNCC é um conjunto de diretrizes que orienta a organização dos currículos na educação básica e define o conjunto de habilidades e competências que devem ser progressivamente desenvolvidas pelos alunos ao longo dos ciclos escolares.
Quais são as competências gerais para a educação básica?
E quais são essas competências?
- Conhecimento.
- Pensamento científico, crítico e criativo.
- Repertório cultural.
- Comunicação.
- Cultura digital.
- Trabalho e projeto de vida.
- Argumentação.
- Autoconhecimento e autocuidado.
Como implementar a BNCC em sua sala de aula?
Dessa forma, com a implementação da BNCC, tanto escola quanto professores deverão inserir de forma mais efetiva e recorrente a tecnologia em sala de aula. Portanto, professor, comece a refletir sobre os benefícios que as diversas tecnologias podem trazer para sua sala de aula. Já imaginou ter alunos mais engajados?
Quais são as diretrizes da BNCC?
As diretrizes da BNCC impactam de forma direta o Projeto Político Pedagógico das instituições escolares que deve ser construído sobre a ótica da gestão democrática, participativa.
Será que a BNCC ainda é uma “proposta”?
Para muitas escolas e também para gestores e professores, a BNCC ainda é apenas uma “proposta”. Os currículos escolares ainda não foram ajustados e essas transformações começarão a acontecer, de fato, a partir do ano de 2020, que é o prazo máximo que as escolas têm para adequar-se. O professor é peça-chave nesse processo de adequação.
Qual a prioridade da BNCC?
A BNCC tem por objetivo garantir a qualidade da educação escolar a todas as crianças, independente da região do País e do sistema de ensino em que estejam matriculadas (público ou privado). Superadas as questões de acesso e frequência à escola, buscar-se-á uma educação onde o aluno tenha a aprendizagem e desenvolvimento plenamente garantidos.