Qual foi a última reforma Ortografica da língua portuguesa?
Índice
- Qual foi a última reforma Ortografica da língua portuguesa?
- Qual o objetivo do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa?
- Qual foi a data do novo acordo ortográfico?
- O que não mudou no acordo ortográfico?
- Que países participam do novo acordo ortográfico quando ele foi firmado?
- Quando foi aprovado o Acordo Ortográfico da língua portuguesa?
- Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?
- Como foi a unificação ortográfica da língua portuguesa?
- Quais as principais mudanças implantadas através do Novo Acordo Ortográfico?
Qual foi a última reforma Ortografica da língua portuguesa?
Desde 1º de janeiro de 2016, o novo acordo ortográfico é o único formato da língua reconhecido no Brasil. O acordo vigora desde 2009, quando o trema da linguiça, o acento das europeias e o hífen do dia a dia desapareceram.
Qual o objetivo do novo acordo ortográfico da Língua Portuguesa?
Segundo o Ministério da Educação brasileiro, o objetivo do acordo é "unificar a ortografia da língua portuguesa que, atualmente, é o único idioma do ocidente que tem duas grafias oficiais - a do Brasil e a de Portugal".
Qual foi a data do novo acordo ortográfico?
Regras que alteraram a grafia de algumas palavras entraram em vigor em 2009. O Novo Acordo Ortográfico está em uso no Brasil desde 2009, mas a utilização das novas regras passou a ser obrigatória neste ano.
O que não mudou no acordo ortográfico?
A partir da vigência definitiva do Novo Acordo Ortográfico, o trema deixou de ser utilizado. Ou seja, o sinal gráfico que a maioria das pessoas esquecia de colocar quando escrevia “lingüiça” ou “freqüente” agora não existe mais. Sendo assim, as seguintes palavras (entre outras) deixam de levar o trema: agüentar.
Que países participam do novo acordo ortográfico quando ele foi firmado?
Foi assinado por representantes oficiais de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe em Lisboa, em 16 de dezembro de 1990. Depois de recuperar a independência, Timor-Leste aderiu ao Acordo em 2004.
Quando foi aprovado o Acordo Ortográfico da língua portuguesa?
Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa. O atual Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa foi aprovado em definitivo no dia 12 de outubro de 1990 e assinado em 16 de dezembro do mesmo ano. O documento foi firmado pela Academia de Ciências de Lisboa, a Academia Brasileira de Letras e representantes de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau, ...
Quais são as especificidades do Acordo Ortográfico portuguesa?
Considerando as especificidades dos países signatários do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, foi acordada a unificação em 98% dos vocábulos. Ficam consideradas neste caso as especificidades da pronúncia conforme o espaço geográfico.
Como foi a unificação ortográfica da língua portuguesa?
Os dois países procuravam buscar a unificação ortográfica da Língua Portuguesa, e em 1971 houve o primeiro Simpósio Luso-Brasileiro sobre a Língua Portuguesa que tinha como proposta solucionar algumas divergências ortográficas: como o excesso do emprego do acento circunflexo (êle, dêle, nêle), os tremas dos hiatos átonos (vaïdade ...
Quais as principais mudanças implantadas através do Novo Acordo Ortográfico?
Certamente, em termos do Novo Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa as mudanças estão ainda, em termos operativos, seguindo caminhos bastante divergentes em termos de conhecimento e aceitação por parte dos usuários da língua materna. Quais as principais mudanças implantadas mediante o Novo Acordo Ortográfico?