Qual a primeira etapa que o fármaco têm que vencer para ele agir?
Índice
- Qual a primeira etapa que o fármaco têm que vencer para ele agir?
- Como chamamos o caminho percorrido pela droga no organismo?
- O que é a fase farmacêutica?
- Qual a primeira etapa da farmacocinética?
- O que é necessário para que um fármaco seja absorvido e chegue ao seu local de ação?
- Quais são as etapas da farmacodinâmica?
- Qual a diferença entre a farmacocinética e a farmacodinâmica?
- Como funciona a farmacodinâmica?
- Quais são as etapas da farmacocinética?
Qual a primeira etapa que o fármaco têm que vencer para ele agir?
Absorção. É a primeira etapa que vai desde a escolha da via de administração até a chegada da droga à corrente sanguínea. Vias de administração como intravenosa e intra-arterial pulam essa etapa, já que caem direto na circulação.
Como chamamos o caminho percorrido pela droga no organismo?
A farmacocinética é o caminho percorrido pelo fármaco no organismo, ou seja, são as etapas que ocorrem desde a administração (absorção), distribuição, metabolização (biotransformação) e saída (excreção) do medicamento. Essas etapas farmacocinéticas ocorrem simultaneamente, e essa divisão é apenas didática.
O que é a fase farmacêutica?
Na fase farmacêutica, ocorre a desintegração da forma de dosagem, seguida da dissolução da substância ativa. A fase farmacocinética abrange os processos de absorção, distribuição, metabolismo e excreção (ADME), ou seja, "o que o organismo faz com o fármaco".
Qual a primeira etapa da farmacocinética?
Etapas da Farmacocinética. Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção.
O que é necessário para que um fármaco seja absorvido e chegue ao seu local de ação?
Como as formas sólidas dos fármacos devem se dissolver antes que possa ocorrer a absorção, o índice de dissolução determina a disponibilidade do fármaco para a absorção. A dissolução, se for mais lenta que a absorção, torna-se o passo limitante da velocidade.
Quais são as etapas da farmacodinâmica?
A farmacodinâmica também é dividida, didaticamente, em fases. Mas, em vez de cinco, como na farmacocinética, tem três: local de ação, mecanismo de ação e efeito terapêutico. A seguir, traremos mais detalhes sobre cada uma dessas etapas.
Qual a diferença entre a farmacocinética e a farmacodinâmica?
A farmacocinética e farmacodinâmica são conceitos distintos. A farmacocinética é o estudo do caminho que o medicamento faz no organismo desde que é ingerido até que é excretado e a farmacodinâmica é o estudo da interação deste medicamento com o local de ligação, que vai ocorrer durante este caminho.
Como funciona a farmacodinâmica?
Desse modo, a farmacodinâmica utiliza de modelos e estudos que demonstram o que ocorre desde a administração de um fármaco até seus efeitos perceptíveis, levando em consideração a interação do fármaco com os receptores e proteínas do organismo, bem como seus efeitos.
Quais são as etapas da farmacocinética?
A seguir, traremos mais detalhes sobre cada uma dessas etapas. Conforme comentamos anteriormente, a farmacocinética é, didaticamente, dividida em quatro etapas: absorção, distribuição, biotransformação, biodisponibilidade e excreção. É a passagem do fármaco do local onde foi administrado até a circulação sanguínea.