Para que é usada a CIF?

Índice

Para que é usada a CIF?

Para que é usada a CIF?

Ela pode ser usada como uma ferramenta para política estatística, de pesquisa, clínica e social ou para fins educacionais e aplicada não apenas no setor de saúde mas também em setores como seguros, previdência social, trabalhista, educacional, econômico, desenvolvimento de políticas ou legislação, e no meio ambiente.

São componentes do modelo da CIF?

(6) Todos os três componentes classificados na CIF (Funções e Estruturas do Corpo, Atividades e Participação e Fatores Ambientais) são quantificados através da mesma escala genérica. Um problema pode significar uma deficiência, limitação, restrição ou barreira, dependendo do construto.

O que a CIF descreve?

A Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde, conhecida como CIF, tem como objetivo geral proporcionar uma linguagem unificada e padronizada como um sistema de descrição da saúde e de estados relacionados à saúde.

Qual é a definição de deficiência segundo a CIF?

A deficiência muitas vezes não pode ser ob- servada diretamente, mas pode ser inferida a partir de causas presumidas (prejuízos, danos) com suas distintas conseqüências, isto é, uma restrição ou incapacidade para desempenhar normalmente vários papéis, principalmente de trabalho.

O que a CIF?

Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde (CIF) É uma ferramenta da Organização Mundial de Saúde (OMS) criada no ano de 2001. É uma das classificações da Família de Classificações Internacionais. Sua utilização deve ser complementar à Classificação Internacional de Doenças (CID).

Como a CIF é utilizada na fisioterapia?

A CIF é uma classificação hierarquizada e utiliza um sistema alfanumérico noqual as letras b, s, d e e são utilizadas para indicar, respectivamente, funções do corpo,estruturas do corpo, atividades e participação e fatores ambientais.

Como a CIF tem sido usada?

Advocay e Empoderamento rático da CIF compartilha muito exemplos sobre como a CIF tem sido usada. O Manual Prático descreve casos de usoda CIF desenvolvidos desde 2001, e reúne experiências da aplicação da classificação e modelo em vários países e contextos desde que a CIF foi publicada.

Como surgiu a CIF?

Como surgiu a CIF? A CIF resultou da revisão da anterior Classificação Internacional das Deficiências, Incapacidades e Desvantagens (International Classification of Impairments, Disabilities and Handicaps - ICIDH), versão experimental publicada em 1980 pela OMS.

Por que a CIF é uma classificação?

Diz-nos a OMS que a CIF é uma classificação com múltiplas finalidades, para ser utilizada de forma transversal em diferentes áreas disciplinares e setores: [...] saúde, educação, segurança social, emprego, economia, política social, desenvolvimento de políticas e de legislação em geral e alterações ambientais.

Qual a estrutura de codificação da CIF?

De forma similar, a seção 'Descrição de funcionalidade' fornece detalhes sobre a estrutura de codificação da CIF e como usá-la, destacando ao mesmo tempo questões comuns úteis para os usuários na documentação de funcionalidade e incapacidade.

Postagens relacionadas: