Como fazer diagnóstico de mieloma múltiplo?

Índice

Como fazer diagnóstico de mieloma múltiplo?

Como fazer diagnóstico de mieloma múltiplo?

Para os pacientes assintomáticos, muitas vezes o diagnóstico de mieloma múltiplo é realizado através de exames de rotina. O mais usual é o hemograma, conhecido como exame de sangue, pois através de seus resultados será possível ver as alterações das células. O médico também solicitará uma biópsia da medula óssea.

Qual exame detecta mieloma múltiplo?

Se os sintomas sugerem que uma pessoa possa ter mieloma múltiplo, os principais exames laboratoriais que podem ser realizados são: Hemograma. O hemograma completo é um exame que mede os níveis de glóbulos vermelhos, glóbulos brancos e plaquetas no sangue.

O que é mieloma múltiplo diagnóstico?

O mieloma múltiplo é um câncer da medula óssea, caracterizado por uma proliferação anormal de um clone plasmocitário, o que leva a uma produção e liberação de uma imunoglobulina monoclonal na circulação, também chamada de “proteína M”.

Quando suspeitar de mieloma múltiplo?

Suspeitar mieloma múltiplo nos pacientes com > 40 anos e dor óssea inexplicada e persistente, em particular à noite ou durante o repouso; outros sintomas típicos ou alterações laboratoriais inexplicáveis, como aumento dos níveis de proteína na urina e no sangue, hipercalcemia, insuficiência renal ou anemia.

Qual o tempo de vida de uma pessoa com mieloma múltiplo?

Por exemplo, se a taxa de sobrevida relativa em 5 anos para um estágio específico de mieloma múltiplo é de 60%, isso significa que as pessoas portadoras de mieloma múltiplo têm, em média, 60% de probabilidade de estarem vivas pelo menos 5 anos após o diagnóstico, comparando com as pessoas que não tem a doença.

O que é mieloma múltiplo e neoplasias malignas de plasmócitos?

O mieloma múltiplo (MM) é uma neoplasia maligna de origem hematopoiética. Este tipo de câncer é caracterizado pela proliferação clonal de plasmócitos (células de origem de linfócitos B) na medula óssea, podendo levar à disfunção de órgãos.

Como diagnosticar mieloma?

O diagnóstico do mieloma múltiplo requer pelo menos uma das seguintes opções: Diagnóstico de tumor de células plasmáticas (comprovado por biópsia) ou que pelo menos 10% das células da medula óssea sejam células plasmáticas.

O que é mieloma múltiplo na coluna?

INTRODUÇÃO: o mieloma múltiplo é uma neoplasia maligna de proliferação monoclonal e difusa de células plasmáticas na medula óssea comum no sistema esquelético. O sítio mais frequente é a coluna vertebral. O mieloma múltiplo pode provocar dor intratável, instabilidade e déficit neurológico na coluna vertebral.

Quem tem mieloma múltiplo?

Os pacientes que tiveram mieloma múltiplo, de fato, têm um risco aumentado de contrair outros tipos de câncer. Algo que ajuda muito o paciente com mieloma múltiplo a enfrentar a doença é o apoio e a força que ele recebe.

O que pode causar mieloma múltiplo?

O mieloma múltiplo não tem uma causa específica, parecendo acontecer devido a alterações genéticas que afetam o funcionamento das células da medula óssea.

Qual a incidência de mieloma múltiplo?

A incidência de mieloma múltiplo é de 2 a 4/100.000. A proporção homem:mulher é 1,6:1 e a idade média é por volta dos 65 anos. A prevalência em negros é duas vezes maior que em brancos.

Como manter o mieloma múltiplo sob controle?

As dicas a seguir podem ajudar você a manter o mieloma múltiplo sob controle: 1 Pratique exercícios para manter os ossos fortes 2 Beba líquidos, para manter-se hidratado e ajudar na prevenção de danos renais 3 Mantenha uma dieta equilibrada, conforme orientado pelo médico. More ...

Qual a quimioterapia usada para tratar mieloma múltiplo?

Radioterapia, utilizada principalmente no tratamento de lesões sólidas (plasmocitomas). A quimioterapia inicial usada para tratar o mieloma múltiplo depende se você é considerado um candidato para o transplante de células-tronco e de seu perfil de risco individual.

Qual o tipo de mieloma mais comum?

Aumento em um tipo de cadeias leves no sangue de modo que um tipo é 100 vezes mais comum do que o outro. 60% ou mais de células plasmáticas na medula óssea. Este termo é usado para o mieloma em estágio inicial, que não está causando nenhum sintoma.

Postagens relacionadas: