Quais são os cuidados de enfermagem no aleitamento materno?
Índice
- Quais são os cuidados de enfermagem no aleitamento materno?
- Quais os cuidados necessários no puerpério?
- Quais orientações devem ser dadas para uma lactante que relata baixa produção do leite materno?
- Como apoiar e quais orientações dar para uma mãe que tem Contra-indicação absoluta para amamentar?
- Como deve ser a pegada correta durante a amamentação?
Quais são os cuidados de enfermagem no aleitamento materno?
É importante que o profissional de enfermagem estabeleça uma “parceria de confiança” com a mãe, isto é, aumentar sua auto-estima e assim a confiança no ato de amamentar, levando-a, finalmente, a se tornar independente no cuidado do bebê. Cabe a equipe de Saúde incentivar e promover a amamentação ainda na sala de parto.
Quais os cuidados necessários no puerpério?
Durante todo o período de puerpério é fundamental beber bastante água, manter a dieta balanceada e tomar o polivitamínico recomendado pelo médico (normalmente o mesmo da gravidez), pois além de ajudar na recuperação do parto, é importante para adequada produção de leite e evitar problemas na amamentação, uma vez que ...
Quais orientações devem ser dadas para uma lactante que relata baixa produção do leite materno?
Evitar o uso de mamadeiras, chupetas e protetores (intermediários) de mamilos; Consumir dieta balanceada; Ingerir líquidos em quantidade suficiente (lembrar que líquidos em excesso não aumentam a produção de leite, podendo até diminuí-la); Repousar.
Como apoiar e quais orientações dar para uma mãe que tem Contra-indicação absoluta para amamentar?
Em casos onde o aleitamento materno não seja indicado, sugere-se orientar a mãe e familiares o porquê desta recomendação e utilizar estratégias alternativas para fortalecer o vínculo mãe-bebê, tal qual colocar o bebe sobre o peito descoberto, estimulando o contato visual e afetivo.
Como deve ser a pegada correta durante a amamentação?
Para ter sucesso com a pega - O rosto do bebê deve estar virado para a mama, com a boca o mais aberta possível. - Os lábios dele devem estar virados para fora e o queixo, encostando na mama (isso indica que o bebê está conseguindo movimentar a língua de forma a fazer a extração correta do leite).