Onde reclamar quando um processo fica parado?

Índice

Onde reclamar quando um processo fica parado?

Onde reclamar quando um processo fica parado?

Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Nacional de Justiça, desde que a reclamação ou representação esteja relacionada à competência institucional do CNJ, conforme o art. 103-B, §4º e §5º, da Constituição Federal, bem como o art. 4º e 8º do Regimento Interno do CNJ.

Como posso reclamar de um juiz?

Se você tem alguma reclamação em relação à atuação de um juiz, um tribunal, um fórum, você deve procurar, em primeiro lugar, a ouvidoria do respectivo tribunal. Nos casos de processos parados na Justiça ou reclamações disciplinares, você pode procurar o CNJ — Conselho Nacional de Justiça.

Como fazer uma reclamação de um cartório?

A Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), entidade que representa todos os serviços cartorários do País, disponibiliza aos cidadãos, canais de interação sobre o atendimento oferecido pelos cartórios brasileiros.

Tem como agilizar um processo na Justiça?

Saiba como é possível acelerar o processo de uma ação na justiça?

  1. Usar os documentos eletrônicos. ...
  2. Enviar peças objetivas. ...
  3. Despachar diretamente com o juiz. ...
  4. Evitar protocolar uma ação na justiça no último dia. ...
  5. Manter um bom relacionamento com os servidores.

Qual o órgão que fiscaliza os juízes?

A Corregedoria Geral da Justiça tem entre suas atribuições a fiscalização, em caráter geral e permanente, das atividades dos órgãos e serviços judiciários de primeira instância, assim como das atividades das delegações notariais e de registros.

Como acionar o Conselho Nacional de Justiça?

Qualquer cidadão pode acionar o Conselho Nacional de Justiça, desde que a reclamação ou representação esteja relacionada à competência institucional do CNJ, conforme o art. 103-B, §4º e §5º, da Constituição Federal, bem como o art. 4º e 8º do Regimento Interno do CNJ. É importante que as petições atendam aos requisitos previstos no Regimento ...

Como apresentar uma queixa no Ministério da Justiça?

A apresentação de queixas, reclamações ou denúncias dos serviços e organismos do Ministério da Justiça é submetida à Inspeção-Geral dos Serviços de Justiça e pode ser feita online, por telefone ou por fax e dá sempre origem a um processo. Pode apresentar uma queixa anónima ou com a sua identificação.

Quantos processos estão no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo?

Desse montante, mais de 26 milhões de processos estão no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o maior tribunal do país e do mundo. Diante de tal problemática, foi criado em 2004 o Conselho Nacional de Justiça, cujo objetivo é dar mais efetividade ao Poder Judiciário.

Como tramitam os processos judiciais no país?

De acordo com o Conselho Nacional de Justiça (CNJ), tramitam hoje no país pouco mais de 100 milhões de processos judiciais. Desse montante, mais de 26 milhões de processos estão no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, o maior tribunal do país e do mundo.

Postagens relacionadas: