Como o educador deve fazer uso da Filosofia em sala de aula?
Índice
- Como o educador deve fazer uso da Filosofia em sala de aula?
- O que ensina o professor de Filosofia?
- O que defendia Wittgenstein?
- Como o saber filosófico pode contribuir para o processo de educação?
- Qual a importância da filosofia para a formação humana na escola?
- Quais são as relações entre pensamento e linguagem?
- Qual a relação do pensamento com o filosófico?
- Quais são as concepções da filosofia?
- Qual o problema da reflexão filosófica?
Como o educador deve fazer uso da Filosofia em sala de aula?
No processo de ensino-aprendizagem, os princípios filosóficos do conhecimento devem estar presentes no currículo escolar, e mais do que estar presente, deve ser praticado e flexibilizado em sala de aula pelo mediador que compreenda o valor dos princípios éticos, morais e a diversidade em sala de aula.
O que ensina o professor de Filosofia?
O professor de filosofia, dentro do que entendemos, vai ensinar a pensar filosoficamente, a organizar perguntas num problema filosófico, ler e escrever filosoficamente, a investigar e dialogar filosoficamente, avaliar filosoficamente, criar saídas filosóficas para o problema investigado.
O que defendia Wittgenstein?
Sendo uma das figuras mais influentes na filosofia inglesa, produziu o sistema original da filosofia da linguagem. Defendia inicialmente que as palavras representam coisas, segundo acordo social. No entanto, acabou por rejeitar essa ideia. Passou a acreditar que o uso era mais importante do que a convenção.
Como o saber filosófico pode contribuir para o processo de educação?
A contribuição da filosofia da educação torna-se significativa para repensarmos conceitos e práticas educativas, como por exemplo, o processo formativo dos professores, as práticas educativas, pedagógicas e docentes; reinventarmos o mundo da escola; reavaliarmos as funções de gestores, coordenadores e professores, ...
Qual a importância da filosofia para a formação humana na escola?
Diz-se que a filosofia é importante para a formação de uma consciência crítica, diz que seu ensino é indispensável para incutir valores morais nos alunos e diz-se também que ela é uma ferramenta indispensável para o exercício da cidadania. ...
Quais são as relações entre pensamento e linguagem?
As relações que ocorrem entre pensamento e linguagem é o assunto que iremos ver nesse artigo. Para termos pequenas noções acerca desses assuntos, irão fazer uma pequena viagem, através das reflexões de três teóricos: Vygotsky, Whorf e Luria. Antes, porém, vejamos o relato que Romanelli, um apaixonado sobre o tema.
Qual a relação do pensamento com o filosófico?
(DESCARTES apud COTRIN, 1999, p. 47) Quem concorda com ele? O que o levou a concordar ou discordar? Porque esta angústia nos invade os pensamentos? Essa incerteza sobre o que é ou não certo? A humanidade sempre teve a mesma forma de pensar? Como evolui o pensamento? Qual a relação do pensamento do senso comum com o filosófico?
Quais são as concepções da filosofia?
Diante das questões levantadas pela turma, irão surgir várias concepções sobre o que seja Filosofia. É importante neste momento, que o professor faça um desafio, ou seja, é a criação de uma necessidade para que o educando, através de sua ação, busque o conhecimento e estabeleça uma relação com os que já possui.
Qual o problema da reflexão filosófica?
Qualquer que seja o problema, a reflexão filosófica considera cada um de seus aspectos, relacionando-o ao contexto dentro do qual ele se insere e restabelecendo a integridade do universo humano. Um país economicamente instável é um país política e socialmente instável. Já para a ciência econômica, estrito senso, isso não vem ao caso.