Como escrevo comigo?
Como escrevo comigo?
Como escreve: Comigo ou com migo Bom, a forma certa de escrita é comigo, visto que mim é um pronome pessoal oblíquo e não pode ser usado em conjunto com a preposição com sem a contração.
Como se escreve me dá?
As três opções estão corretas, sendo formas conjugadas do verbo dar no imperativo afirmativo. Referem-se, contudo, a diferentes pessoas verbais, indicando diferentes formas de tratamento. Dá indica a 2.
Quando usar o pronome oblíquo mim?
Mim e me são pronomes oblíquos da primeira pessoa do singular, assim como comigo. Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
Qual a classe gramatical da palavra comigo?
pronome Em minha companhia, junto a mim: vocês ficarão comigo.
Como substituir comigo?
1 na minha companhia, com a minha pessoa, junto a mim. No íntimo de quem fala: 2 no meu íntimo, de mim para mim, dentro de mim, no meu espírito, no meu coração, em meu ser.
É correto usar para comigo?
Nos exemplos indicados pelo consulente, as expressões para comigo, para com ele, para mim, para com os seus pares desempenham a função de complemento de referência, uma vez que se estabelece uma relação ou referência com alguém.
Quando se usa mim e me?
Diferença entre me e mim Esses pronomes exercem na oração a função de objeto ou complemento. O que os diferencia é o uso de preposição: me pode ser objeto direto ou indireto, dependendo da transitividade do verbo. Mim sempre vem regido de preposição.
Vai me dá ou vai me dar?
Na prática, basta trocar o verbo “dar” por outro verbo. Por exemplo: se na substituição encaixar-se “r”, então temos de empregar “dar”; caso não se encaixe, então é hora de usar “dá”. Vejamos: Ele vai ________um presente ao namorado (dar/entregar ou dá/entrega?)
Como se usa o pronome me?
Há três colocações possíveis desses pronomes em relação ao verbo:
- Próclise - o pronome vem antes do verbo. Ex.: Não me interessam seus motivos.
- Ênclise - o pronome vem depois do verbo. Ex.: Interessam-me seus motivos.
- Mesóclise - o pronome vem no meio do verbo: Ex.: Interessar-me-ão os seus motivos.