Como declarar 13o de pensão alimentícia recebida?
Índice
- Como declarar 13o de pensão alimentícia recebida?
- Como lançar pagamento de pensão alimentícia no IR 2020?
- Como declarar pensão paga à Ex-esposa?
- Como declarar pensão alimentícia recebida Acumuladamente?
- Quem declara o filho como dependente o pai ou a mãe?
- Qual a diferença entre dependente e alimentando?
- Quem paga pensão alimentícia paga Imposto de Renda?
- Como declarar a pensão alimentícia?
- Como é o pagamento de pensão alimentícia?
- Como lançar o valor dedutível da pensão alimentícia?
- Qual o valor da pensão alimentícia incidente sobre o 13o salário?
Como declarar 13o de pensão alimentícia recebida?
A pessoa que paga a pensão alimentícia precisa informar os valores na ficha "Pagamentos efetuados" da declaração dela, além de incluir os dados das pessoas que recebem a pensão (você e/ou os filhos) na ficha de "Alimentandos".
Como lançar pagamento de pensão alimentícia no IR 2020?
Informe o valor total das pensões pagas em 2020 na ficha “Pagamentos Efetuados”, nos códigos “30 — Pensão alimentícia judicial paga a residente no Brasil” ou “33 — Pensão alimentícia —separação/divórcio por escritura pública paga a residente no Brasil”, dependendo da forma como foi feito o acordo de separação.
Como declarar pensão paga à Ex-esposa?
Na ficha “Pagamentos Efetuados” devem ser informados os nomes e CPFs dos beneficiários da pensão (alimentando), mesmo que no informe de rendimentos conste o nome do ex-cônjuge, tendo em vista os filhos serem menores de idade e o ex–cônjuge ser o responsável pelo recebimento da pensão, no entanto os alimentandos ...
Como declarar pensão alimentícia recebida Acumuladamente?
Basta ir até a ficha Dependentes e preencher com nome, número do CPF (obrigatório para qualquer idade) e data de nascimento dos filhos. O recebimento da pensão alimentícia deve ser informado, mês a mês, na ficha Rendimentos Tributáveis de PF/Exterior. Abra a aba "Dependentes" e informe qual dependente recebeu a pensão.
Quem declara o filho como dependente o pai ou a mãe?
Em resumo: - Filho pode constar como dependente na declaração de um dos pais, nunca na dos dois pais ao mesmo tempo. - Se o casal tem dois ou mais filhos, pode incluir filhos diferentes na declaração de cada um. - Quem declara o dependente, declara também os gastos com ele.
Qual a diferença entre dependente e alimentando?
O dependente pode ser um companheiro (a), filho, pai, mãe, irmãos, avós e bisavós. Veja mais detalhes ao fim da reportagem. O alimentando é o beneficiário de pagamento de pensão alimentícia com base em uma decisão judicial. Nesse caso, costuma ser ex-mulher, um ex-marido, um filho, um pai, um parente qualquer.
Quem paga pensão alimentícia paga Imposto de Renda?
As pensões alimentícias são classificadas como rendimentos tributáveis para quem recebe e como gasto dedutível para quem paga. Ou seja, a pensão alimentícia precisa, necessariamente, ser declarada no Imposto de Renda.
Como declarar a pensão alimentícia?
Em qual ficha declarar. Os valores pagos como pensão devem ser declarados na aba “ Pagamentos efetuados ”, usando o código “ 30 - Pensão alimentícia judicial paga a residente no Brasil ...
Como é o pagamento de pensão alimentícia?
O pagamento de pensão alimentícia é um tema que costuma gerar muitas dúvidas na declaração do Imposto de Renda. Os valores pagos a título de pensão alimentícia são dedutíveis, mas é preciso prestar atenção a alguns detalhes. Em primeiro lugar, é necessário lembrar que só são
Como lançar o valor dedutível da pensão alimentícia?
1: Lançar em valor pago os valores de "pensão alimentícia" + "13º" e depois em valor dedutível o valor do 13º que anteriormente somei ao valor pago? 2: Ignorar o valor dedutível e lançar como valor pago apenas o valor de "pensão alimentícia", sem nada em valor dedutível?
Qual o valor da pensão alimentícia incidente sobre o 13o salário?
Desta forma, o valor da pensão alimentícia incidente sobre o 13º salário constitui dedução apenas para o cálculo da tributação exclusiva na fonte do 13 º salário. Sendo assim, na ficha “Pagamentos Efetuados”, informe esse valor no campo “Parcela não dedutível”.