Como declarar INSS facultativo de dependente no Imposto de Renda 2021?

Índice

Como declarar INSS facultativo de dependente no Imposto de Renda 2021?

Como declarar INSS facultativo de dependente no Imposto de Renda 2021?

Para declarar o INSS facultativo, use a ficha de Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior. Nesta ficha o contribuinte pode lançar o INSS recolhido mensalmente no campo Previdência oficial. É necessário também entrar com o número NIT/PIS/PASEP.

Quem paga INSS facultativo tem que declarar imposto de renda?

Somente o fato de pagar a contribuição previdenciária não obriga a entrega da declaração anual. Devem declarar quem recebeu ao longo de 2020 rendimentos tributáveis iguais ou acima de R$ 28.559,70.

O que é o contribuinte facultativo?

O Facultativo é aquele que não exerce nenhuma atividade remunerada, mas mesmo assim deseja ter a proteção da previdência social. Este contribuinte não precisa recolher o INSS, mas pode recolher para preservar os direitos previdenciários como aposentadorias, auxílio-doença e pensões.

Como declarar INSS facultativo no imposto de renda?

Declarar INSS facultativo no Imposto de Renda: é mesmo necessário? Primeiramente, se você contribuiu de forma facultativa com o INSS, é importante saber que a declaração é opcional nestes casos. Considerando que a pessoa ficou desempregada no ano anterior, isso quer dizer que a mesma não recebeu nenhum rendimento tributável.

Como é possível deduzir o IRPF 2020 do INSS?

É possível deduzir do IRPF 2020 o total das contribuições feitas ao INSS, sob condição de que tenha recebido rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559,70 no último ano. Além de suas próprias contribuições, também é possível abater as contribuições pagas por um dependente que possua rendimentos tributáveis próprios.

Quem pode ser declarado dependente no imposto de renda?

Quem pode ser declarado dependente no Imposto de Renda? Existem muitos casos em que é possível inserir outras pessoas como dependentes. Para a Receita Federal, um dependente pode ser: Filhos e enteados de até 21 anos, ou de qualquer idade se forem incapacitados para trabalhar, ou até 24 se estiverem cursando o ensino superior;

Qual a data de declaração do IRPF 2020?

Se a pessoa tiver muitos rendimentos, por exemplo, isso pode afetar o quanto você tem a pagar ou receber. Vale dizer: a Receita Federal ainda não divulgou valores e regras da declaração do IRPF 2020. Portanto, até o momento, prevalecem as do IRPF 2019. A Receita Federal ainda não divulgou as datas de declaração do IRPF 2020.

Postagens relacionadas: