Como declarar Come-cotas?

Índice

Como declarar Come-cotas?

Como declarar Come-cotas?

Como é feita a cobrança de come-cotas? Na prática, o come-cotas é uma antecipação do imposto a ser pago pelo investidor de fundos. Se houver saque antes do prazo mínimo para a cobrança, o cotista terá que pagar a diferença de imposto (dos 15% ou 20%) em relação ao total devido.

Como declarar fundos de investimentos em cotas?

Aqui, você precisará declarar o saldo na ficha “Bens e Direitos”, escolhendo o código 74 – Fundo de Ações, Fundos Mútuos de Privatização, Fundos de Investimento em Empresas Emergentes. Importante ressaltar que os fundos de ações precisam ter um mínimo de 67% dos recursos em papeis negociados na bolsa de valores.

O que é come cota?

Come cotas” é o imposto de renda semestral calculado sobre os rendimentos produzidos pelos fundos de renda fixa de condomínio aberto e recolhido no último dia útil dos meses de maio e novembro, utilizando-se a menor alíquota em vigor: Fundo Curto Prazo: 20% Fundo Longo Prazo: 15%

Como declarar fundo de investimentos?

O saldo aplicado em fundos de investimentos deve ser declarado na ficha de “Bens e Direitos”, desde que seja superior a R$ 140 em 20. Para declarar os rendimentos obtidos com os fundos é necessário preencher a ficha de “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva Definitiva”.

Quem é responsável pelo cálculo e recolhimento do Come-cotas?

Esse imposto é determinado pela Receita Federal Brasileira (IN 1585 – Art. 9º) e ocorre sempre nos finais dos meses de maio e novembro. Por isso, saiba como seus rendimentos podem ser impactados por esse recolhimento.

Como declarar os rendimentos?

Para Declarar os Rendimentos, encontre a ficha “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva/Definitiva”, cujo código é o “06” – Rendimentos de aplicações financeiras. Se o fundo for imobiliário, utilizar o código “26” – Outros.

Como antecipar o pagamento do imposto de renda?

É uma ferramenta para antecipar o pagamento do Imposto de Renda, tendo incidência em maio e novembro de cada ano. Tudo é feito de forma automática entre os fundos e as corretoras de valores, quando é debitado o valor direto da conta do investidor. No momento do resgate dos fundos, os valores se adequam e são compensados.

Qual a incidência de imposto de renda para fundos de longo prazo?

A partir de então, a tributação passa a ser sempre de 20% sobre os rendimentos. Já os fundos de longo prazo têm incidência de Imposto de Renda de 22,5% para resgates feitos em até 180 dias; de 20%, para 1 dias; 17,5%, no período de 3 dias; e 15% a partir de 720 dias.

Como declarar o saldo dos fundos?

Já para declarar o saldo dos fundos, declarado no último dia do ano anterior ao da declaração, deve ser maior de R$ 140 e informado na ficha “Bens e Direitos”. Lembre-se que para cada tipo de fundo investido, há um código diferente. Olhe só:

Postagens relacionadas: