O que é alimentado no Imposto de Renda?

Índice

O que é alimentado no Imposto de Renda?

O que é alimentado no Imposto de Renda?

O alimentando é o beneficiário da pensão alimentícia judicial ou decidida num acordo feito por escritura pública. Pode ser uma criança ou um adulto: a ex-mulher, o ex-marido, um filho, um parente qualquer. Se o juiz decidiu que alguém necessita da pensão alimentícia, ele é um alimentando.

Como declarar pensão alimentícia recebida?

Como declarar pensão alimentícia recebida? Na declaração de imposto de renda 2019 o contribuinte deve acessar a ficha “ Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física “. Além disso, quem recebeu mais de R$ 1.903,98 mensalmente no decorrer do ano de 2018 é obrigado a declarar esse rendimento no carnê-leão, como dito anteriormente.

Onde lançar pensão alimentícia no imposto de renda?

Onde lançar pensão alimentícia recebida no imposto de renda? No caso de quem recebe a pensão alimentícia, é obrigatório que informe o valor na declaração de ajuste anual. O rendimento recebido a título de pensão está sujeito ao recolhimento mensal (carnê-leão) e à tributação na Declaração de Ajuste Anual.

Como incluir a pensão alimentícia na Declaração de IRPF 2019?

Para contribuintes experientes, incluir a pensão alimentícia na declaração de IRPF 2019 é relativamente simples. Se você não faz parte da faixa de isenção do imposto de renda 2019 e tem dúvidas sobre como declarar o pagamento ou recebimento da pensão alimentícia na declaração anual, o IR sem Erro vai te ajudar.

Qual o rendimento tributável da pensão alimentícia?

No entanto, a pensão alimentícia paga que foi descontada do décimo terceiro constitui rendimento tributável para o beneficiário da pensão, sujeitando-se ao carnê-leão e, também, ao ajuste na declaração anual. Entendi que para quem paga a pensão não pode deduzir como despesa e para quem recebe deverá informar como rendimento tributável.

Postagens relacionadas: