Como lançar PGBL no IRPF 2021?

Índice

Como lançar PGBL no IRPF 2021?

Como lançar PGBL no IRPF 2021?

De acordo com Paes Leme, para declarar, o contribuinte deve acessar a aba "Pagamentos Efetuados" e o código a ser inserido é o "36 - Previdência Complementar". "Os aportes em PGBL podem ser deduzidos do IR, mas limitados a 12% da renda tributável no ano, sendo considerado como um pagamento, não como um investimento.

Como lançar o PGBL no Imposto de Renda?

Declarando PGBL no Imposto de Renda Se você investe em PGBL, terá de declarar sua previdência no IR ao informar o valor das contribuições na ficha “Pagamentos Efetuados”.

Como declarar a aposentadoria no Imposto de Renda 2021?

Os benefícios da aposentadoria ou pensão devem ser declarados em Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica. Se o aposentado trabalhar para uma empresa, também é nesta ficha que deve declarar seus rendimentos.

O que é PGBL Imposto de Renda?

PGBL: o plano de previdência que pode ser abatido no Imposto de Renda. Entenda como funciona o PGBL, o modelo de previdência privada ideal para quem declara o IR pelo formulário completo. Isso porque as contribuições são dedutíveis da base de cálculo em até 12% da renda bruta anual.

Como declarar rendimentos Tributaveis na declaração de Ajuste Anual PGBL?

Nos PGBLs não se informa o valor das aplicações na declaração de bens. Será preciso informar os valores pagos durante o ano na ficha Pagamentos e Doações Efetuados para que as aplicações feitas tenham direito à dedução, respeitando o limite de 12% do total dos rendimentos tributáveis anual.

Como saber se o PGBL é progressivo ou regressivo?

Na tabela do PGBL progressiva funciona com a mesma lógica da tributação dos salários. Ou seja, ela cresce proporcionalmente ao valor do benefício. No caso do PGBL regressiva, a tributação crescerá de acordo com o capital que será resgatado pelo investidor.

Qual a vantagem do PGBL?

A grande vantagem do PGBL é permitir a dedução dos aportes na declaração completa do IR. Mas as vantagens não param por aí. Por ser um investimento de longo prazo, é uma excelente opção para criar uma disciplina nos aportes e realizar objetivos.

Como funciona o PGBL no imposto de renda?

Como vimos, o PGBL no Imposto de Renda pode ser uma escolha interessante para quem faz a declaração usando o modelo completo. Com ele, é possível abater os aportes anuais em até 12% da renda bruta tributável. Além disso, aqueles que contam com planos de dependentes também podem deduzir as contribuições.

Qual a tabela de tributação do PGBL?

No caso do imposto de renda da previdência privada, existem regras específicas para esse tipo de investimento. Entre elas, podemos destacar o fato de a tributação do PGBL ser feita somente no resgate ou quando o benefício é recebido. Além disso, o investidor pode optar por uma entre duas tabelas de tributação.

Qual a tabela progressiva do imposto de renda?

A tabela progressiva é aquela utilizada no cálculo do Imposto de Renda de forma tradicional, em relação aos ganhos auferidos pelo contribuinte durante o ano. No caso do investimento em Previdência Privada, aplicam-se as faixas de renda para encontrar a alíquota incidente.

Qual a alíquota do imposto de 2020?

No caso do investimento em Previdência Privada, aplicam-se as faixas de renda para encontrar a alíquota incidente. Como referência, usaremos o valor da tabela de IR referente ao imposto de 2020. Uma forma fácil de conhecer os valores é considerando o total de resgates ao longo do ano.

Postagens relacionadas: