Onde lançar o MEI na declaração de Imposto de Renda?

Índice

Onde lançar o MEI na declaração de Imposto de Renda?

Onde lançar o MEI na declaração de Imposto de Renda?

Ouça em voz altaPausarNo programa do IR, você deve preencher o rendimento isento recebido como MEI na ficha “4 – Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, na linha “13 – Rendimento de sócio ou titular de microempresa ou empresa de pequeno porte optante pelo Simples Nacional”.

Como declarar MEI no Imposto de Renda como dependente?

Ouça em voz altaPausarSim. O fato de ser microempreendedor individual não impede a pessoa de ser considerada dependente na declaração de outra. Porém, a renda do MEI será somada à renda do cônjuge declarante para cálculo do imposto.

Qual a natureza da ocupação do MEI?

Ouça em voz altaPausarO porte do MEI é microempresa (ME) e a natureza jurídica é 213-5 – Empresário (Individual) constante da Tabela de Natureza Jurídica aprovada pela Comissão Nacional de Classificações (Concla).

Como declarar MEI do dependente no IRPF 2021?

Ouça em voz altaPausarDeve informar ainda o CNPJ e a razão social, bem como esclarecer que se trata de um MEI. Deve informar, ainda, os ganhos recebidos da empresa na sua declaração de imposto de renda 2021 como pessoa física. A parcela isenta dos ganhos deverá ser declarada na ficha de Rendimentos Isentos e não Tributáveis.

Como fazer a declaração do MEI em 2020?

Passo a Passo para Fazer a Declaração do MEI em 2020. Todo ano o profissional registrado como MEI precisa fazer a Declaração Anual do Simples Nacional para o Microempreendedor Individual (DASN – SIMEI) também conhecida como Declaração Anual de Faturamento. Geralmente, a declaração do MEI deve ser feita até o dia 31 de maio de cada ano, ...

Como declarar um MEI?

Se for obrigada a declarar, a pessoa física dona de um MEI deve primeiro informar a empresa na ficha de Bens e Direitos sob o código 32 - Quotas ou quinhões de capital, pelo valor de capital social que ela mesma tiver aportado na empresa. Deve informar ainda o CNPJ e a razão social, bem como esclarecer que se trata de um MEI.

Como entregar a declaração do imposto de renda 2020?

Já a pessoa física dona do MEI precisa avaliar se ela precisa entregar a declaração do imposto de renda 2020, segundo regras de obrigatoriedade como ter recebido, em 2019, rendimentos tributáveis maiores que R$ 28.559, ou rendimentos isentos de mais de R$ 40 mil.

Qual a obrigação de entregar a declaração anual simplificada do MEI?

Como pessoa jurídica (MEI), além do recolhimento obrigatório mensal do DAS, você tem a obrigação de entregar a Declaração Anual Simplificada do MEI (DASN-SIMEI).

Postagens relacionadas: