Como declarar PGBL no Imposto de Renda 2020?

Índice

Como declarar PGBL no Imposto de Renda 2020?

Como declarar PGBL no Imposto de Renda 2020?

Se você investe em PGBL, terá de declarar sua previdência no IR ao informar o valor das contribuições na ficha “Pagamentos Efetuados”. Neste caso, terá de escolher entre três códigos disponíveis no programa do Imposto de Renda, que variam de acordo com o plano escolhido.

Como declarar VGBL e PGBL no Imposto de Renda 2021?

Os planos VGB não servem para abatimento na declaração de IR. Por isso, as contribuições efetuadas ao longo do ano não devem ser informadas na declaração. Planos VGBL são recomendados para quem faz a declaração simplificada, para aplicar o excedente do limite de 12% da renda tributável (do PGBL).

Onde lançar o VGBL no Imposto de Renda 2021?

Como declarar VGBL no imposto de renda 2021 Como as contribuições ao VGBL não são dedutíveis, elas não devem ser informadas na declaração. Em vez disso, você deverá informar o saldo acumulado no plano na ficha de Bens e Direitos, como ocorre com qualquer outro investimento financeiro. O código a ser utilizado é o 97.

O que é PGBL e como funciona?

O PGBL (Plano Gerador de Benefício Livre) é uma modalidade de previdência privada em que o Imposto de Renda incide sobre todo o valor acumulado no momento do resgate.

Como declarar o plano PGBL no imposto de renda?

Como declarar plano de previdência PGBL no Imposto de Renda? As contribuições feitas à previdência privada no plano PGBL podem abater até 12% da renda bruta tributável ao ano. Apesar disso, não se trata de uma isenção, e sim uma postergação do pagamento do imposto.

Qual a forma de declarar o PGBL?

O formato influencia a forma de declarar o plano no Imposto de Renda. O PGBL é destinado a quem faz a declaração completa do IR e contribui com o INSS, funcionando como uma fonte de renda complementar no momento da aposentadoria. A principal vantagem deste plano é abater até 12% da renda tributável anual do contribuinte na declaração.

Qual a tabela de tributação do PGBL?

No caso do imposto de renda da previdência privada, existem regras específicas para esse tipo de investimento. Entre elas, podemos destacar o fato de a tributação do PGBL ser feita somente no resgate ou quando o benefício é recebido. Além disso, o investidor pode optar por uma entre duas tabelas de tributação.

Como declarar o plano de Previdência PGBL?

No momento da declaração, seja do PGBL ou VGBL, é preciso ter em mãos o informe de rendimentos do banco ou seguradora no qual mantém a previdência privada. O documento deve ser enviado pela instituição ao contribuinte. Como declarar plano de previdência PGBL no Imposto de Renda?

Postagens relacionadas: