Como declarar FGTS utilizado para amortizar financiamento no Imposto de Renda?
Índice
- Como declarar FGTS utilizado para amortizar financiamento no Imposto de Renda?
- Quanto tempo posso usar o FGTS para amortização?
- Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?
- Como amortizar o FGTS?
- Como usar o FGTS para pagar um imóvel?
- Como usar o FGTS do outro comprador?
- Como solicitar o extrato do FGTS?
Como declarar FGTS utilizado para amortizar financiamento no Imposto de Renda?
Se você utilizou seu FGTS para pagar parte do imóvel, é necessário informar o saque do fundo na sua declaração. Os valor deve ser declarado para comprovar a origem do dinheiro, especialmente no caso de uma quantia elevada. Isso evita que você caia na malha fina da Receita Federal.
Quanto tempo posso usar o FGTS para amortização?
Você pode usar o FGTS para diminuir em até 80% o valor das prestações em 12 meses consecutivos, desde que o contrato de financiamento tenha sido assinado no âmbito do Sistema Financeiro Habitação (SFH).
Quantas vezes posso usar o FGTS no financiamento?
Os recursos do fundo de garantia podem ser utilizados para esse objetivo a cada 2 anos. Considerando-se que o financiamento normalmente leva entre 15 e 30 anos para ser quitado, é possível conseguir, a cada biênio, diminuir o valor a ser pago.
Como amortizar o FGTS?
Para amortizar o financiamento, você deve procurar o seu banco e solicitar a operação. É preciso se atentar para alguns detalhes quando há utilização dos recursos das contas vinculadas ao FGTS. Em primeiro lugar, é obrigatório que o contrato tenha sido firmado no âmbito do Sistema Financeiro da Habitação (SFH).
Como usar o FGTS para pagar um imóvel?
Se utilizou o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para pagar uma parte ou todo o imóvel deve colocar essa informação, assim como o valor do fundo, na discriminação do bem na ficha "Bens e direitos". O saque do FGTS deve ser declarado na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, linha 4.
Como usar o FGTS do outro comprador?
Aliás, se você comprou o imóvel de forma conjunta, o saldo do FGTS do outro comprador também pode ser usado, aumentando as chances de amortização do débito. Outro ponto importante é ficar atento ao reajuste da taxa de juros do seu contrato. Alguns contratos têm a taxa fixa (por exemplo, de 9% ao ano).
Como solicitar o extrato do FGTS?
Caso o contribuinte não tenha o comprovante de saque do FGTS, ele pode solicitar um extrato no site do FGTS. Se o contribuinte não atingiu rendimento tributável superior a R$ 28.559,, Domingos afirma que ele não precisa enviar a declaração, mesmo que tenha efetuado o saque do FGTS.