Quem é o contribuinte facultativo de baixa renda?
Quem é o contribuinte facultativo de baixa renda?
Contribuinte facultativo é toda pessoa com mais de 16 anos que não possui renda própria, não exerce atividade remunerada e decide contribuir voluntariamente para a Previdência Social. Os principais exemplos são donas de casa, síndicos de condomínio não remunerados, desempregados, presidiários e estudantes bolsistas.
Como funciona o facultativo de baixa renda?
Para solicitar esse tipo de contribuição, o interessado deve cumprir com os seguintes requisitos:
- Não possuir renda própria de nenhum tipo, incluindo aluguel, pensão alimentícia, pensão por morte, entre outros valores;
- Não exercer atividade remunerada;
- Dedicar-se apenas ao trabalho doméstico, na própria residência;
Posso deduzir contribuição ao INSS feita por meu dependente?
Posso deduzir contribuição ao INSS feita por meu dependente? - Imposto de Renda - UOL Economia Séloko Tio! Os carros de... Ficção científica? Isso é Golpe!
Qual a contribuição do INSS para empresários?
Por fim, podemos destacar que a contribuição do INSS para empresários é uma questão de extrema importância para garantir que a empresa cumpra com todas as suas exigências tributárias. Além disso, oferece benefícios para o empreendedor, que poderá gozar da aposentadoria quando atender aos critérios determinados pela legislação.
Como Pagar o recolhimento do valor do INSS?
Sendo assim, as organizações sujeitas ao recolhimento desse valor, que tem caráter tributário, devem pagar o equivalente a 20% do total de sua folha de pagamento ao INSS. O não pagamento desse valor pode ser considerado como evasão fiscal, ficando a empresa na mira das fiscalizações federais.
Como fazer o recolhimento do INSS autônomo?
Confira! O profissional autônomo, sem registro no CNPJ, deverá realizar o recolhimento do INSS autônomo e também pode gozar dos benefícios como aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, além dos auxílios que o instituto oferece em situações especiais.