Como declarar convênio odontológico no Imposto de Renda 2021?

Índice

Como declarar convênio odontológico no Imposto de Renda 2021?

Como declarar convênio odontológico no Imposto de Renda 2021?

Declare com o código “26 – Planos de saúde no Brasil.” na ficha “Pagamentos Efetuados”. Em tese é um plano de saúde bucal. O contribuinte deve informar nome e CNPJ da empresa de saúde em questão, o valor pago integral no ano calendário e o valor que foi reembolsado.

Como declarar o valor do convênio odontológico?

Para isso, você precisa seguir a mesma regra utilizada para o plano de saúde particular ou empresarial. Será declarado o valor pago à empresa do plano ou ao dentista (no caso de pagamentos feitos direto ao profissional). No caso do convênio odontológico ser empresarial, apenas o percentual pago pelo conveniado será declarado.

Como declarar o plano odontológico no imposto de renda?

Você deve declarar o plano odontológico no imposto de renda caso seja titular e realize os pagamentos das mensalidades, mesmo que parcial. Caso o plano seja empresarial e a empresa em que trabalha faça o pagamento integral, você não deve declará-lo, pois isso é dever da empresa.

Como declarar o convênio médico no imposto de renda?

Para declarar convênio médico no Imposto de Renda, o titular do plano deve solicitar um informe com os pagamentos feitos. No caso de convênio médico empresarial, deve verificar se houve pagamento dos valores por parte do titular ou apenas da empresa. É com o período de Imposto de Renda chegando que as dúvidas aparecem.

Como fazer a declaração do plano odontológico?

A declaração deve ser feita separadamente – titular e cada um dos dependentes. As consultas que não forem feitas com o plano odontológico precisam ser declaradas na ficha de “Pagamentos efetuados” no código 11 – Dentistas no Brasil. Neste caso, deve conter o nome e CPF do profissional e valor total da consulta.

Postagens relacionadas: