Qual a melhor forma de pagar menos imposto de renda?

Índice

Qual a melhor forma de pagar menos imposto de renda?

Qual a melhor forma de pagar menos imposto de renda?

Como pagar menos imposto legalmente

  1. Pensão alimentícia. Importâncias pagas em dinheiro a título de pensão alimentícia podem ser deduzidas.
  2. Dependentes. ...
  3. Previdência Social. ...
  4. Previdência complementar. ...
  5. Fundos de Aposentadoria. ...
  6. Previdência complementar pública. ...
  7. Aposentadoria. ...
  8. Despesas médicas.

Como lançar benfeitoria no IR?

Gastos com reformas entram na aba de Bens e Direitos, no mesmo código do imóvel em questão. Basta somar o valor da despesa ao custo de aquisição.

O que reduz o valor do Imposto de Renda?

INFORMAÇÃO - 10 maneiras de pagar menos Imposto de Renda ou aumentar a restituição. ... Dentre elas estão as possibilidades de deduzir taxas de alguns rendimentos, dividir a declaração de aluguéis com o cônjuge e incluir alguns tipos de gastos que ajudam a reduzir a base de cálculo do Imposto de Renda.

Como declarar a venda de imóvel no ano passado?

Quem vendeu um imóvel no ano passado precisa declarar a operação. Neste caso, o contribuinte precisa repetir, no campo "situação em 18", o valor declarado nos anos anteriores, e deixar o item "situação em 19" zerado. É preciso informar qual foi o preço da venda e identificar o comprador, com CPF ou CNPJ.

Como declarar imóveis no imposto de renda?

Brasília – Declarar imóveis no Imposto de Renda é uma dúvida frequente dos contribuintes, pois há regras específicas para a inserção desse tipo de bem na declaração.

Como é preciso ter atenção na Declaração de imóveis?

Um ponto em que é preciso ter atenção é a declaração de imóveis. Esses bens devem ser discriminados na ficha “ Bens e Direitos ”. Se o imóvel for um apartamento, ele deve ser incluído na linha 11. Se for uma casa, na linha 12. Os terrenos devem ser descritos na linha 13.

Como declarar o valor de reformas em um imóvel?

Quem fez reformas em um imóvel pode declarar o que foi gasto nesse serviço. Esse valor deve ser lançado também na ficha “Bens e Direitos”, na linha “17 – Benfeitorias”. É preciso ter todos os comprovantes dos serviços e da compra de materiais. No campo discriminação, é importante explicar a qual imóvel é referente a reforma.

Postagens relacionadas: