Como declarar dívida quitada?

Índice

Como declarar dívida quitada?

Como declarar dívida quitada?

No programa da Receita Federal, existe uma seção denominada “Dívidas e Ônus Reais” e, como o próprio nome diz, é lá que você deve declarar as informações referentes às suas dívidas.

O que devo declarar na ficha Dívidas e ônus reais?

Os empréstimos e financiamentos devem ser informados na ficha de Dívidas e Ônus Reais, com atenção aos códigos disponibilizados pela Receita. No campo "Discriminação", é preciso declarar as principais informações como o destino dos recursos, valor do empréstimo, forma de pagamento e os dados do credor.

Como declarar o empréstimo tomado ou cedido?

Ou seja, nem todas as fichas se aplicam a todos os usuários. Para declarar o empréstimo tomado ou cedido, no valor acima de R$ 5.000,00 (que são os obrigatórios), role o menu lateral esquerdo até localizar a opção “Dívidas e Ônus Reais”.

Como declarar o empréstimo em 2019?

No campo “Situação em 18”, insira o valor do saldo devedor, que é o que você ainda teria para pagar em 2020. Não considere o valor pago nos meses de 2020, apenas o que pagou até o fim de 2019. No campo “Discriminação” do Imposto de Renda, você deve declarar o empréstimo, além de como você gastou o dinheiro, forma de pagamento, ...

Qual o motivo do empréstimo na Declaração?

O contribuinte pode incluir o motivo do empréstimo na declaração, para que a Receita possa averiguar como ele adquiriu bens ou valores.

Como declarar o empréstimo consignado?

Para declarar o empréstimo tomado ou cedido, no valor acima de R$ 5.000,00 (que são os obrigatórios), role o menu lateral esquerdo até localizar a opção “Dívidas e Ônus Reais”. O empréstimo consignado tomado deve ser acrescentado na ficha “Dívidas e Ônus Reais” da declaração da DIRPF 2020.

Postagens relacionadas: