Como funciona a declaração de Imposto de Renda para ações?

Índice

Como funciona a declaração de Imposto de Renda para ações?

Como funciona a declaração de Imposto de Renda para ações?

As vendas mensais de ações com valores acima de R$ 20 mil também têm incidência de Imposto de Renda sobre os lucros – a alíquota é de 15%. Já no Day Trade, ela é de 20%. Abaixo dessa quantia, você está isento.

Qual a ficha de bens e direitos do contribuinte?

A ficha "Bens e Direitos" é uma das mais importantes da declaração do Imposto de Renda. Nela fica registrado todo o patrimônio do contribuinte e de seus dependentes. Ela funciona como uma "fotografia" da situação do contribuinte em 31 de dezembro de 2018.

Qual o valor da Ficha de bens e direitos?

Se tiver comprado e vendido todas as ações em 2019, ainda assim é preciso informar o ativo na ficha de Bens e Direitos, mantendo zerado tanto o campo referente a 2018 quanto aquele referente a 2019. Mas se você tiver mantido a mesma posição em determinado ativo durante o ano inteiro, informe o mesmo valor em ambos os campos.

Quais são os bens e direitos da Receita Federal?

Segundo a Receita Federal, devem ser declarados na ficha de “Bens e Direitos” pertences como: Conjunto de ações, quotas ou quinhão de capital de uma mesma empresa, negociados ou não em bolsa de valores, e de ouro, ativo financeiro, cujo valor de aquisição unitário seja igual ou superior a mil reais.

Como declarar investimentos no imposto de renda?

Fazer a declaração de imposto de renda é obrigatoriedade para quem investe em ações, mesmo para quem não realiza vendas que ultrapassam o limite da isenção de R$ 20 mil mensais. Faça download do nosso eBook “Como declarar investimentos no imposto de renda”.

Postagens relacionadas: