Onde declarar plano de saúde de dependente?

Índice

Onde declarar plano de saúde de dependente?

Onde declarar plano de saúde de dependente?

Para declarar dependentes, é preciso cadastrar a pessoa na ficha "Dependentes ou Alimentandos", na página da declaração, e informar o CPF de todos. Quem paga plano de saúde para outra pessoa que não se encaixa na condição de dependente até pode lançar o valor na declaração do IR, porém não como um valor dedutível.

Como declarar Auxílio-emergencial de dependente?

O auxilio deve ser informado na ficha “Rendimentos tributáveis recebidos de pessoas jurídicas” indicando o CNPJ 05.526.783/0003-27 e Fonte pagadora: Auxílio emergencial -covid. O preenchimento é feito através do programa do Imposto de Renda 2021 ou no aplicativo “Meu Imposto de Renda”.

Quem é dependente do plano de saúde?

Na verdade, depende da operadora do plano de saúde e o seu perfil. Para efeitos fiscais de imposto de renda, a Receita Federal considera que filhos ou enteados são dependentes do plano de saúde até completarem 21 anos, e em qualquer idade desde que portadores de necessidades especiais.

Qual o valor total do plano dependente?

No cenário oposto, quando os dependentes constam na declaração do titular, o valor total do plano poderá ser abatido pelo contribuinte. Vale lembrar que nem todos os parentes podem ser declarados como dependentes – mesmo que sejam sustentados pela pessoa que está realizando a declaração. (Confira a lista completa abaixo)

Qual o valor total da dedução por dependente?

Isso porque o valor total da renda dos dependentes (marido e sogros) pode não ser compensado pelos abatimentos previstos em lei. A dedução por dependente, por exemplo, está limitada a R$ 2.156,52. Assim, o contribuinte pode acabar pagando mais ou tendo uma restituição menor do que se declarasse sozinho.

Será que os dependentes declaram em separado?

A legislação tributária determina que os dependentes que declaram em separado podem deduzir, cada um em sua declaração, o valor que lhes corresponder no contrato – ainda que não tenham realizado o desembolso. Da mesma forma, o titular só poderá abater da renda tributável a sua parte do plano.

Postagens relacionadas: