Como declarar crédito pessoal no Imposto de Renda?

Índice

Como declarar crédito pessoal no Imposto de Renda?

Como declarar crédito pessoal no Imposto de Renda?

Na hora de prestar contas no site da Receita Federal, você precisa declarar os empréstimos acima de R$ 5 mil na seção “Dívidas e Ônus Reais”. Nesta aba é necessário incluir informações como quem liberou aquele empréstimo (nome e CNPJ da empresa ou banco), valor e tipo de empréstimo que foi feito.

Por que o empréstimo é de pai para filho?

"O empréstimo é de pai para filho, mas, para a Receita, trata-se de duas pessoas físicas distintas", resume. Quando a dívida é paga, o processo se inverte, com ambos dando baixa na declaração de bens.

Como é declarado o empréstimo entre familiares?

Resposta: Empréstimos entre familiares devem ser declarado da mesma forma como entre quaisquer outras pessoas. O credor informa o empréstimo na ficha Bens e direitos, sob código 51 (crédito decorrente de empréstimo), enquanto o devedor informa na ficha Dívida e ônus reais, sob o código 14 (pessoas físicas).

Como é declarado o empréstimo?

Resposta: O empréstimo deve ser declarado na ficha Bens e direitos, sob o código 51. Os juros recebidos são declarados como Rendimentos tributáveis recebidos de pessoas físicas, não importando o montante.

Como declarar o valor do empréstimo?

A pessoa que está emprestando deve declarar o valor no campo de bens de direito e outros créditos, informando o CPF do tomador e descrevendo as condições do empréstimo. Quem recebe declara a quantia no campo de dívidas e ônus reais, informando o CPF do cedente.

Postagens relacionadas: