Como declarar crédito pessoal no Imposto de Renda?
![Como declarar crédito pessoal no Imposto de Renda?](https://i.ytimg.com/vi/RBek0uNTpIU/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCWz_-BQIdB6tki3LpZiUzZk0J43A)
Como declarar crédito pessoal no Imposto de Renda?
Na hora de prestar contas no site da Receita Federal, você precisa declarar os empréstimos acima de R$ 5 mil na seção “Dívidas e Ônus Reais”. Nesta aba é necessário incluir informações como quem liberou aquele empréstimo (nome e CNPJ da empresa ou banco), valor e tipo de empréstimo que foi feito.
Por que o empréstimo é de pai para filho?
"O empréstimo é de pai para filho, mas, para a Receita, trata-se de duas pessoas físicas distintas", resume. Quando a dívida é paga, o processo se inverte, com ambos dando baixa na declaração de bens.
Como é declarado o empréstimo entre familiares?
Resposta: Empréstimos entre familiares devem ser declarado da mesma forma como entre quaisquer outras pessoas. O credor informa o empréstimo na ficha Bens e direitos, sob código 51 (crédito decorrente de empréstimo), enquanto o devedor informa na ficha Dívida e ônus reais, sob o código 14 (pessoas físicas).
Como é declarado o empréstimo?
Resposta: O empréstimo deve ser declarado na ficha Bens e direitos, sob o código 51. Os juros recebidos são declarados como Rendimentos tributáveis recebidos de pessoas físicas, não importando o montante.
Como declarar o valor do empréstimo?
A pessoa que está emprestando deve declarar o valor no campo de bens de direito e outros créditos, informando o CPF do tomador e descrevendo as condições do empréstimo. Quem recebe declara a quantia no campo de dívidas e ônus reais, informando o CPF do cedente.