Como declarar empréstimo do dependente?
Como declarar empréstimo do dependente?
Onde declarar empréstimo no IR
- Insira as informações sobre quem é seu credor – financeira ou banco;
- Na coluna “Discriminação”, preencha com o CNPJ da instituição que você deve e o valor do empréstimo – caso tenha dependentes e eles tiverem empréstimos, é necessário declarar também;
Por que o empréstimo é de pai para filho?
"O empréstimo é de pai para filho, mas, para a Receita, trata-se de duas pessoas físicas distintas", resume. Quando a dívida é paga, o processo se inverte, com ambos dando baixa na declaração de bens.
Por que você deve declarar o empréstimo?
Em contrapartida o parente que recebeu este empréstimo deverá informar na declaração dele na ficha de “Dívidas e Ônus” com o código “14 – Pessoas físicas”, os seus dados – você Ismael (nome e CPF). Você deve declarar o empréstimo na ficha de “Bens e Direitos” da declaração do imposto de renda, com o código “51 – Crédito decorrente de empréstimo”.
Como declarar dinheiro emprestado a um parente?
Para declarar dinheiro emprestado a um parente no imposto de renda, que pode ser irmão, primo, pai, filho, etc. é muito simples. Você deverá lançar na ficha “Bens e Direitos” a operação de empréstimo e nesta deverá constar o CPF e nome completo da pessoa que recebeu o empréstimo.
Como declarar o empréstimo com o CPF?
No campo de dívidas e ônus reais, declara-se o empréstimo com o CPF do dependente. Uma coisa acaba zerando a outra, mas para efeitos fiscais é importante declarar, já que a transação movimenta as contas bancárias", explica o professor de Contabilidade Tributária da Facinter Robison Fernando Hancke.