Como declarar MEI na declaração de Bens?

Índice

Como declarar MEI na declaração de Bens?

Como declarar MEI na declaração de Bens?

Se a pessoa física do MEI tem mais de uma fonte de renda e obteve rendimentos em 2020 além das atividades como empreendedor, deve informá-las na declaração da pessoa física. Além disso, deve informar na ficha “Bens e Direitos” que possui uma pessoa jurídica na modalidade de Microempreendedor Individual.

Como declarar um MEI?

Se for obrigada a declarar, a pessoa física dona de um MEI deve primeiro informar a empresa na ficha de Bens e Direitos sob o código 32 - Quotas ou quinhões de capital, pelo valor de capital social que ela mesma tiver aportado na empresa. Deve informar ainda o CNPJ e a razão social, bem como esclarecer que se trata de um MEI.

Como calcular o capital social do MEI?

Para que capital social seja determinado, é preciso fazer o cálculo do que foi gasto com a aquisição dos bens materiais, ou seja, o quanto custou montar a estrutura para exercer sua atividade. Esse procedimento de fundamento contábil é importante para mostrar a situação econômica inicial do MEI.

Por que você precisa se atentar ao rendimento do MEI?

Agora, o que você precisa se atentar são as suas obrigações como Pessoa Física, entre elas está a declaração de imposto de renda, na qual você também pode estar obrigado de acordo com os rendimentos gerados pela empresa. O rendimento do MEI é o faturamento da empresa?

Como apresentar a declaração de imposto de renda?

A Pessoa Física que possuir um Microempreendedor Individual não está obrigada a apresentar a Declaração de Imposto de Renda apenas por possuir o MEI, apenas deverá apresentar a declaração caso incorra em alguma das hipóteses de obrigatoriedade ou se quiser apresentar por mera liberalidade.

Postagens relacionadas: