Como declarar empréstimo bancário no Imposto de Renda 2021?
Como declarar empréstimo bancário no Imposto de Renda 2021?
Se você tomou mais de 5 mil reais emprestado de um amigo ou parente deve declarar o empréstimo na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, com o código “14 – Pessoas físicas”. No campo "Discriminação", é preciso informar o CPF da pessoa que concedeu o empréstimo. Quem emprestou o dinheiro também deve informar a operação no IR.
Como declarar empréstimo no Imposto de Renda 2020?
Para declarar empréstimos contraídos junto a pessoa física, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código 14. Na área de “Discriminação”, coloque informações sobre a dívida, como a data da operação e o nome e CPF de quem fez o empréstimo.
Como fazer a declaração do IRPF 2020?
Entenda dos códigos, arrume os documentos e se ligue nas mudanças do leão para não errar no IRPF 2020. Dica: Aprenda a fazer Declaração de Imposto de Renda. Aprenda tudo de IR em apenas um final de semana. Trata-se de um curso rápido, porém completo e detalhado com tudo que você precisa saber sobre IR.
Como fazer a declaração empréstimos?
Na declaração empréstimos, o contribuinte deve incluir os valores tomados e quem cedeu o crédito, como os bancos ou empresas financeiras. Se você foi o credor e emprestou dinheiro para alguém também deve fazer o detalhamento na declaração.
Como devem ser declarados os empréstimos?
Dívidas de valor superior a R$ 5 mil também devem ser informadas na declaração, mas empréstimos e financiamentos são declarados de formas distintas e que requerem cuidados
Como declarar empréstimos junto a pessoas físicas?
Para declarar empréstimos contraídos junto a instituições financeiras ou pessoas físicas, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código correspondente: 11 para banco (estabelecimento bancário comercial), 12 para sociedades de crédito, financiamento e investimento (como as financeiras), e 14 se a sua dívida for com uma pessoa física.