Como declarar bens recebidos em usufruto?

Índice

Como declarar bens recebidos em usufruto?

Como declarar bens recebidos em usufruto?

O valor imóvel deve ser zerado na Declaração de Imposto de Renda do doador na ficha Bens e Direitos, indicando na discriminação que o bem foi doado, além do nome e o CPF dos donatários, no caso, os filhos. Ainda no campo de Pagamentos e Doações, você deve reportar o valor do imóvel doado, incluindo nomes e CPFs.

Como se vender um imóvel com usufruto?

Neste caso não precisará figurar no contrato de compra e venda, pois o nu-proprietário terá poderes ilimitados para dispor do imóvel. E, por fim, a forma mais difícil e demorada de se vender um imóvel com usufruto é judicialmente.

Como é comum a doação de imóveis com usufruto?

É comum a doação de imóveis com a reserva de usufruto ao doador, principalmente entre pais e filhos. Isto, pois o usufruto do imóvel garante ao doador os direitos de usar e fruir do bem e de todos os rendimentos que dele decorrerem, enquanto a nua-propriedade pertence ao donatário.

Como faço para usufruir de bens e direitos?

Em novo item da ficha Bens e direitos (código 19), informa o usufruto no campo Discriminação, com nome e CPF do proprietário (filho), também deixando em branco os campos de 20 (se constar valor no documento de transmissão, este é informado no campo de 2015).

Quais são as vantagens do usufruto?

Dentre as vantagens do usufruto, está a facilitação da transmissão dos bens após a morte do doador. Por exemplo, se um pai doa ao filho um imóvel com reserva de usufruto, a nua-propriedade do imóvel é transferida, mas quem continua usufruindo do bem é o pai.

Postagens relacionadas: