Quem paga o IRRF do mútuo?
Quem paga o IRRF do mútuo?
A responsabilidade pela retenção do IRRF é da pessoa jurídica que efetuar o pagamento dos rendimentos e no caso de o mutuário (o que paga os rendimentos) ser pessoa física, a pessoa jurídica mutuante (a que recebe os rendimentos) ficará responsável pela retenção do imposto (artigo 49, § 1º, da IN RFB 1585, de 2015).
Como contabilizar o contrato de mútuo?
Portanto, o contrato de mútuo deve ser contabilizado como um Passivo Exigível na mutuaria e como um Ativo Realizável na mutuante.
Quem é obrigado a declarar o imposto de renda?
Segundo a Receita Federal, são obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que: Receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.
Como declarar imposto de renda para minha empresa?
Como devo declarar?” e “Transferi recursos financeiros para minha empresa durante o ano. Como devo declarar?”, dando os detalhamentos necessários para cada uma dessas questões. Primeiramente, para fazer a declaração de Imposto de Renda para quem tem empresa, clique aqui e baixe o Programa IRPF, necessário para fazer a declaração.
Como fazer a restituição do imposto de renda?
A restituição acontece quando os valores recolhidos na fonte durante o ano são maiores do que o imposto apurado. Uma vez que você se encaixa nos critérios para fazer a declaração de Imposto de Renda, precisa lançar também os seus investimentos no programa da Receita Federal (baixe a versão 2020 do programa da Receita Federal ).
Como declarar cotas de empresa no imposto de renda?
Discriminação: é neste momento que você verá como declarar cotas de empresa no imposto de renda. Deve indicar a razão social completa e o nº do CNPJ da empresa, quantidade de cotas / ações atuais (se houve movimentação de compra ou venda, isso precisa também ser informado, inclusive indicando os dados da parte que vendeu ou comprou.