Como declarar pensão alimentícia para Ex-esposa?

Índice

Como declarar pensão alimentícia para Ex-esposa?

Como declarar pensão alimentícia para Ex-esposa?

Na ficha “Pagamentos Efetuados” devem ser informados os nomes e CPFs dos beneficiários da pensão (alimentando), mesmo que no informe de rendimentos conste o nome do ex-cônjuge, tendo em vista os filhos serem menores de idade e o ex–cônjuge ser o responsável pelo recebimento da pensão, no entanto os alimentandos ...

Como declarar pensão alimentícia recebida pelo dependente?

A pensão deve ser informada na ficha de "rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior". Localize essa ficha no menu do lado esquerdo da tela de preenchimento do IR 2021. Se a pensão estiver no seu nome, selecione a aba "titular". Caso esteja em nome dos filhos, selecione a aba "dependentes".

Onde lançar recebimento de pensão alimentícia no IRPF 2021?

A pensão deve ser informada na ficha de "rendimentos tributáveis recebidos de pessoa física / exterior". Localize essa ficha no menu do lado esquerdo da tela de preenchimento do IR 2021.

Onde lançar a pensão alimentícia paga no IRPF 2020?

Informe o valor total das pensões pagas em 2020 na ficha “Pagamentos Efetuados”, nos códigos “30 — Pensão alimentícia judicial paga a residente no Brasil” ou “33 — Pensão alimentícia —separação/divórcio por escritura pública paga a residente no Brasil”, dependendo da forma como foi feito o acordo de separação.

Como é pago o imposto de renda sobre a pensão alimentícia?

O imposto de renda sobre o valor de pensão alimentícia deve ser pago de forma mensal, através do boleto de DARF (Documento de Arrecadação de Receitas Federais), emitido pelo programa do Carnê Leão disponibilizado no site da própria Receita Federal neste link.

Como declarar a pensão alimentícia no ir?

Veja como declarar as duas situações no imposto de renda 2020 pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública). Ela constitui gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem a recebe, e ambos os contribuintes precisam declarar.

Como declarar a pensão alimentícia e rendimento tributável?

Pensão alimentícia é gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem recebe. Veja como declarar as duas situações no imposto de renda 2020 pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública).

Como declarar o imposto de renda 2019?

O imposto deve ter sido recolhido até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento da pensão alimentícia. Na hora de fazer a declaração no programa do imposto de renda 2019, basta importar os dados do Programa Carnê-Leão 2018. Saiba tudo sobre como declarar imposto de renda.

Postagens relacionadas: