Como declarar recebimento de juros de empréstimo?

Índice

Como declarar recebimento de juros de empréstimo?

Como declarar recebimento de juros de empréstimo?

Para declarar empréstimos contraídos junto a pessoa física, vá até a ficha Dívidas e Ônus Reais e selecione o código 14. Na área de “Discriminação”, coloque informações sobre a dívida, como a data da operação e o nome e CPF de quem fez o empréstimo.

Como declarar recebimento de juros?

O beneficiário dos juros deve efetuar o pagamento do imposto devido até o último dia útil do mês seguinte ao do recebimento. Os valores deverão ser declarados na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física e do Exterior pelo Titular. Selecione a guia Titular ou Dependentes conforme o caso.

Como declarar juros recebidos de pessoa jurídica?

Para declarar rendimentos recebidos como pró-labore, preencha a ficha “3 – Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica”. Clique em novo e adicione os “Dados da Fonte Pagadora”. Para declarar juros sobre o capital próprio, preencha a ficha “5 – Rendimentos tributados exclusivamente na fonte”.

Como tributar juros recebidos de pessoa física?

Caso o montante recebido tenha sido maior do que R$ 1.903,98 por mês, é necessário utilizar carnê-leão para apurar os juros devidos. Depois, basta preencher a ficha "Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Física ou do Exterior", colocando a quantia discriminada por mês de recebimento.

Como preencher o campo Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica?

Rendimentos tributáveis recebidos de PJ: Nessa ficha entram o salário, as horas extras, o 13º e as férias. Será preciso informar: CNPJ e nome da fonte pagadora, valor total recebido (que inclui as férias), contribuição ao INSS, imposto retido, 13º e imposto sobre o 13º

Como fazer a declaração do empréstimo no ir?

A declaração do Imposto de Renda pode ser feita pelo site da Receita Federal, por meio do Programa IRPF, disponível para download e ainda pelo aplicativo disponível para Android e iOS. Após o download do Programa, veja o passo a passo para fazer a declaração do empréstimo no IR:

Quem é obrigado a declarar o imposto de renda?

Segundo a Receita Federal, são obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que: Receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.

Quais são os erros de declaração de ir?

Erros de preenchimento ou ausência de dados são erros comuns durante a declaração de IR. Por esse motivo, a Receita Federal permite a retificação das informações prestadas. Para realizar o procedimento basta acessar o Programa IRPF e escolher a opção “Declaração Retificadora”.

Quando ocorre a tributação dos juros?

A tributação dos juros, decorrentes de empréstimos entre pessoa física e jurídica, ocorre na data do pagamento ou crédito do rendimento, mediante retenção pela fonte pagadora, às alíquotas de: - 15% quinze por cento, para aplicações com prazo superior a 720 dias.

Postagens relacionadas: