Como declarar resgate de VGBL no IRPF 2020?

Índice

Como declarar resgate de VGBL no IRPF 2020?

Como declarar resgate de VGBL no IRPF 2020?

Como a contribuição para VGBL deve ser declarado No campo “Situação em 19”, deve ser informado o total investido no plano até essa data e em “Situação em 31/12/2020”, o total existente no plano nessa data. No campo “Discriminação” é preciso informar dados como a entidade que administra os recursos e seu CNPJ.

Como declarar resgate de previdência privada VGBL?

Como as contribuições ao VGBL não são dedutíveis, elas não devem ser informadas na declaração. Em vez disso, você deverá informar o saldo acumulado no plano na ficha de Bens e Direitos, como ocorre com qualquer outro investimento financeiro. O código a ser utilizado é o 97. Em seguida, informe o CNPJ da seguradora.

Como funciona o Imposto no resgate do VGBL?

A tributação do VGBL sofre incidência apenas sobre o rendimento da aplicação e não sobre o montante total resgatado. Além disso, a tabela de tributação desse plano de previdência pode ser seguido segundo a tabela progressiva ou regressiva. Contudo, o plano VGBL não dá direito a deduções no imposto de renda.

Onde lançar resgate de VGBL no IRPF 2019?

Como declarar resgate do VGBL no Imposto de Renda?

  1. a informação deve constar na aba “Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica” se a sua tabela for de tributação progressiva;
  2. o dado deve ser declarado na aba “Rendimentos Sujeitos à Tributação Exclusiva”, caso a sua tabela seja de tributação regressiva.

Qual a vantagem da Previdência e do VGBL?

Outra vantagem da Previdência e do VGBL é a preparação para o futuro. Por ser um investimento de longo prazo, pode ser uma alternativa à aposentadoria social, garantindo maior qualidade de vida. Há, ainda, o benefício de contar com a gestão profissional, que é responsável por realizar os investimentos.

Qual o prazo mínimo para a solicitação de resgate?

Após a primeira solicitação de resgate, é preciso ainda cumprir um novo intervalo mínimo (entre 60 dias e seis meses) para fazer um novo pedido. Todos esses prazos devem estar discriminados no regulamento dos planos individuais ou no contrato dos planos coletivos.

Como fazer o resgate da previdência privada?

Do ponto de vista operacional, a solicitação de resgate da previdência privada é bem simples. Basta acessar o site do banco ou da corretora pela qual você contratou o plano e fazer o pedido de resgate. Lembre-se apenas de respeitar a carência determinada em contrato.

Como fazer uma portabilidade para um PGBL?

Ou seja, se você tem um PGBL em uma instituição pode fazer a portabilidade para um PGBL de outra instituição, mas não para um VGBL. Por isso, se você considera resgatar seu plano de previdência privada porque não acha que ele está rendendo de forma adequada para você, considere fazer uma portabilidade antes.

Postagens relacionadas: