Como declarar recebimento de pensão alimentícia 2020?

Índice

Como declarar recebimento de pensão alimentícia 2020?

Como declarar recebimento de pensão alimentícia 2020?

A pessoa que paga a pensão alimentícia precisa informar os valores na ficha "Pagamentos efetuados" da declaração dela, além de incluir os dados das pessoas que recebem a pensão (você e/ou os filhos) na ficha de "Alimentandos".

Quem recebe pensão por morte tem que declarar imposto de renda?

Aposentado e pensionista com 65 anos ou mais Ou seja, se você receber benefício de até R$ 1.903,98 por mês, mais o 13º salário no mesmo valor, não deve pagar imposto deste valor. Assim, essa aposentadoria ou pensão por morte deve ser declarada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”.

Como declarar recebimento de pensão alimentícia?

Ela constitui gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem a recebe, e ambos os contribuintes precisam declarar. A seguir, vou explicar como declarar recebimento de pensão alimentícia ou então abater os valores pagos no imposto de renda 2020.

Como funciona a pensão alimentícia no imposto de renda 2020?

Para entender como funciona em cada caso (de pagamento ou recebimento), confira as respostas abaixo. Pensão alimentícia é dedutível no imposto de renda 2020? A pensão alimentícia é uma despesa dedutível na declaração de imposto de renda 2020. Por isso, pode ser deduzida da sua declaração de ajuste anual.

Como declarar a pensão alimentícia no imposto de renda?

Descubra como declarar a pensão alimentícia no imposto de renda e quais as regras para informar despesas dedutíveis em 2020 – seja para quem paga ou para quem recebe a pensão alimentícia. Pensão alimentícia é dedutível no imposto de renda 2020? Preciso declarar pensão alimentícia no IRPF? Como declarar pensão alimentícia no imposto de renda?

Quando deve ser declarada a pensão alimentícia?

A pensão alimentícia só deve ser informada na declaração de IR quando definida por decisão judicial ou extrajudicial (escritura pública). Ela constitui gasto dedutível para quem paga e rendimento tributável para quem a recebe, e ambos os contribuintes precisam declarar.

Postagens relacionadas: