Como declarar bens e dívidas no Imposto de Renda?
Índice
- Como declarar bens e dívidas no Imposto de Renda?
- Como declarar hipoteca no Imposto de Renda?
- O que declarar em bens e dívidas?
- Quem é obrigado a declarar o imposto de renda?
- Qual a declaração de imposto de renda de pessoa física?
- Qual é o imposto de renda?
- Como fazer o preenchimento do imposto de renda?
Como declarar bens e dívidas no Imposto de Renda?
Na ficha "Dívidas e Ônus Reais" também é necessário informar o valor da dívida que foi pago em 2020. Para preencher corretamente o campo, peça ao banco o extrato detalhado das dívidas, que aponte o valor pago pelas parcelas mês a mês. Depois, basta somar os valores pagos no ano.
Como declarar hipoteca no Imposto de Renda?
Se em vez de contrair um financiamento junto ao banco o contribuinte pegou emprestado de outra pessoa física, o valor também precisa ser declarado. Na ficha “Dívidas e Ônus Reais”, deve escolher o código “14 - Pessoas físicas”. No campo “discriminação”, informar o nome e o CPF do credor, além do valor total da dívida.
O que declarar em bens e dívidas?
Precisam ser declaradas as dívidas referentes a empréstimo, crédito consignado, cheque especial, cartão de crédito, entre outras. Financiamentos que tenham bens como garantia também devem ser declarados, mas em um campo à parte do sistema da Receita Federal (falaremos sobre isso mais à frente).
Quem é obrigado a declarar o imposto de renda?
Segundo a Receita Federal, são obrigados a declarar o Imposto de Renda os contribuintes que: Receberam rendimentos tributáveis (como salários e aluguéis), cuja soma anual foi superior a R$ 28.559,70.
Qual a declaração de imposto de renda de pessoa física?
Declaração de Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) ou Declaração De Imposto de Renda de Pessoa Jurídica (IRPJ). Por ser uma declaração anual, e não incluir todas as pessoas é normal ter dúvidas na hora do preenchimento da declaração do imposto de renda.
Qual é o imposto de renda?
O Imposto de Renda é um tributo federal. Ele deve pago toda vez que uma pessoa ou empresa ganha dinheiro, seja a partir de seu trabalho, do aluguel de seus bens ou do rendimento de aplicações financeiras. As pessoas pagam IR o ano inteiro, pois ele incide de forma automática sobre a maioria dessas receitas.
Como fazer o preenchimento do imposto de renda?
Atualmente, a declaração do imposto de renda pode ser realizada de duas formas. Os contribuintes podem realizar o preenchimento via aplicativo de celular (Android ou IOS) ou por meio de um computador (Mac, Windows, etc). Para baixar e instalar o programa, basta entrar neste site da Receita Federal, selecionando “IRPF 2019”.