Como declarar pensão por morte e aposentadoria?

Índice

Como declarar pensão por morte e aposentadoria?

Como declarar pensão por morte e aposentadoria?

Aposentado e pensionista com 65 anos ou mais Assim, essa aposentadoria ou pensão por morte deve ser declarada na ficha “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”. Porém, se o valor do benefício ultrapassar R$ 24.751,74 por ano, você deve pagar o IR apenas sobre a diferença maior que esse rendimento.

Como declarar Imposto de Renda de pensionista?

A regra geral é que os rendimentos de aposentadoria e pensão devem ser declarados como rendimentos tributáveis recebidos de pessoa jurídica. Para quem recebe a aposentadoria pela Previdência Social e tem mais de 65 anos, é possível ter uma parcela de isenção, desde que os rendimentos não passem os R$ 24.751,74 no ano.

Será que quem recebe aposentadoria pode receber a mesma pensão por morte?

A principal dúvida relativa a tal tema é se quem recebe aposentadoria pode receber ao mesmo tempo uma pensão por morte nos dias de hoje. A resposta ainda é positiva, mas antes é preciso diferenciar se a pessoa preencheu o direito o direito antes de 19 ou após data:

Como declarar a pensão por morte?

Para saber como Declarar a Pensão Alimentícia, clique no link. Diante disso, é muito importante que você declare a sua pensão por morte de forma correta no Imposto de Renda, para não correr risco de cair na malha fina. Se você quiser saber mais sobre Pensão Por Morte, tem dois artigos aqui no Blog que explicam direitinho como funciona:

Como receber o benefício de pensão por morte?

Vale ressaltar que o benefício de pensão por morte, como já dito anteriormente de acordo com a atual legislação, não possibilita receber mais de um benefício, caso haja direito de recebimento deverá o cônjuge, filho ou outro dependente optar entre o mais vantajoso.

Posso receber pensão e aposentadoria do INSS?

Posso receber pensão e aposentadoria do INSS? A pensão por morte é um benefício liberado para as pessoas dependentes de algum contribuinte do INSS. Então, se um trabalhador morreu ou teve sua morte decretada pela Justiça, como ocorre em casos de desaparecimento, seus dependentes podem receber essa pensão.

Postagens relacionadas: