Como declarar lucro ou prejuízo na venda de ações?
![Como declarar lucro ou prejuízo na venda de ações?](https://i.ytimg.com/vi/k15V_BDYV4k/hq720.jpg?sqp=-oaymwEcCOgCEMoBSFXyq4qpAw4IARUAAIhCGAFwAcABBg==&rs=AOn4CLCQzVZJIf7QfBN50z0KxQsOh8qEsg)
Como declarar lucro ou prejuízo na venda de ações?
Os ganhos ou prejuízos líquidos auferidos em cada mês devem ser reportados na Ficha “Renda Variável – Operações Comuns/Day Trade”. Em cada linha, deve ser consolidado o total dos ganhos líquidos ou perdas com as diversas operações realizadas no mesmo tipo de mercado, no respectivo mês.
Como declarar o prejuízo na venda de ações?
O prejuízo com ações pode ser compensado no cálculo do Imposto de Renda, considerando eventual lucro tributável em futuras operações. Para isso, é necessário informar o resultado negativo na aba “Renda Variável”, no item “Operações Comuns/Day-Trade”.
Como declarar o lucro das ações no imposto de renda?
Como declarar o lucro das ações no Imposto de Renda? Como dito antes, ganhos com venda de ações mensais inferiores ao valor de R$ 20 mil são isentos de Imposto de Renda. Embora isso não signifique que você está livre de declará-los. Afinal de contas, em toda operação realizada na bolsa de valores, você paga o IRRF.
Como declarar os lucros de ações tributáveis?
Depois disso, basta repetir a ação até preencher todos os meses em que obteve lucros isentos dentro do ano-calendário da declaração. Para declarar os lucros de ações tributáveis (vendas de ações com ganhos acima de R$ 20 mil mensais), abra o menu “Renda Variável” e, em seguida, a aba “Operações Comuns/Day Trade”.
Como Pagar o IR sobre o lucro das suas ações?
Pagar Imposto de Renda sobre o lucro das suas ações não tem mistério, mas diversos detalhes. Por isso, ensinaremos como pagar, sem estresse, o IR sobre os rendimentos de seus investimentos.
Como é declarado o valor das ações?
Para isso, deve-se acessar a ficha de “Bens e Direitos”, selecionar o código referente a “Ações” e incluir os dados da empresa, além das informações relativas à aquisição, como o custo das ações. É importante lembrar que o valor declarado não é o das ações no último dia do ano e sim o preço de aquisição.