Como declarar prejuízo com ações no Imposto de Renda 2020?
Como declarar prejuízo com ações no Imposto de Renda 2020?
O prejuízo com ações pode ser compensado no cálculo do Imposto de Renda, considerando eventual lucro tributável em futuras operações. Para isso, é necessário informar o resultado negativo na aba “Renda Variável”, no item “Operações Comuns/Day-Trade”.
Qual a declaração do imposto de renda?
Na declaração do Imposto de Renda, você deve apresentar todas as suas ações, até mesmo as que são isentas, conforme a legislação vigente. O que muitos investidores esquecem ou, por estarem iniciando nesta área e não ter conhecimento, é que as perdas também devem constar na declaração.
Como o imposto de renda é descontado?
Conforme a própria Receita Federal esclarece, para fins de apuração e pagamento mensal do imposto de renda em ações, os prejuízos acumulados nos meses anteriores podem ser descontados dos lucros do mês atual, diminuindo a base de incidência do imposto de renda.
Como o investidor deve declarar o prejuízo no próximo ano fiscal?
Embora o investidor não necessite realizar o pagamento de nenhuma taxa no mês em que teve prejuízo, ele deve declarar o mesmo, e assim informar a Receita na Declaração de Ajuste Anual, caso deseje compensar este prejuízo no próximo ano fiscal.
Qual a fonte oficial para o preenchimento do imposto de renda?
A fonte oficial para o preenchimento da declaração de Imposto de Renda é o informe da companhia aberta, já que ele apresenta valores deliberados (pagos ou não) durante o ano. O relatório auxiliar serve para simples conferência. Ele exibe apenas os valores efetivamente creditados em conta ao longo do ano.