Como declarar rendimentos isentos e não tributáveis?
Índice
- Como declarar rendimentos isentos e não tributáveis?
- Como declarar aplicação de renda fixa no Imposto de Renda 2021?
- Como declarar o imposto de renda do CDB?
- Por que o CDB sofre tributação de imposto de renda?
- Quais são os rendimentos de aplicações financeiras de CDB?
- Como declarar fundos de investimento no imposto de renda?
Como declarar rendimentos isentos e não tributáveis?
Todos os investimentos devem ser informados em "Bens e Direitos" Ao contrário das duas fichas anteriores, onde bastava informar o total de rendimentos isentos ou tributados na fonte, na ficha "Bens e Direitos" você terá que detalhar os investimentos, um a um, além de informar os saldos em 19 e em 20.
Como declarar aplicação de renda fixa no Imposto de Renda 2021?
O valor deve constar na ficha de “Bens e Direitos” do programa de declaração do Imposto de Renda 2021. Basta selecionar o código 45 – “Aplicação de Renda Fixa (CDB, RDB e outros)” e informar a localização 105 (Brasil).
Como declarar o imposto de renda do CDB?
Ainda que o Imposto de Renda do CDB seja tributado direto na fonte, ainda é preciso incluir as aplicações e rendimentos na declaração anual, para controle da Receita Federal. Será necessário declarar tanto os títulos já resgatados como os que ainda estão investidos.
Por que o CDB sofre tributação de imposto de renda?
Como dito anteriormente, todo CDB sofre tributação de Imposto de Renda direto na fonte. Em outras palavras, quando você resgata os valores investidos, uma parte dos rendimentos é descontada e direcionada para a Receita Federal.
Quais são os rendimentos de aplicações financeiras de CDB?
Rendimentos de aplicações financeiras de CDB (Certificado de Depósito Bancário), RDB (Recibo de Depósito Bancário), Letra de Câmbio (LC), Certificado de Operações Estruturadas (COE) e debêntures são tributados com alíquota de imposto de renda regressiva de 22,5% a 15%, conforme o prazo de aplicação.
Como declarar fundos de investimento no imposto de renda?
Veja em outro post aqui no blog como declarar fundos de investimento no Imposto de Renda. De volta às aplicações de renda fixa, o IR é descontado automaticamente no resgate ou no vencimento desses títulos, conforme o prazo da aplicação. As alíquotas variam de acordo com esse prazo, obedecendo a tabela a seguir: