Como são tributados os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial?
Índice
- Como são tributados os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial?
- São tributáveis os valores recebidos a título de alimentos em cumprimento de decisão judicial?
- Como declarar pensão alimentícia atrasada?
- Quais são os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial?
- Qual o rendimento tributável do contribuinte?
- Qual o valor recebido em decorrência de ação judicial?
- Qual o limite para declarar imposto de renda?
Como são tributados os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial?
Os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial estão sujeitos ao imposto sobre a renda na fonte mediante aplicação da tabela progressiva mensal.
São tributáveis os valores recebidos a título de alimentos em cumprimento de decisão judicial?
Não. Os valores recebidos a título de pensão em cumprimento de acordo ou decisão judicial, ou ainda por escritura pública, inclusive a prestação de alimentos provisionais, estão abrangidos pela isenção de pessoas com moléstia grave.
Como declarar pensão alimentícia atrasada?
A pessoa que paga a pensão alimentícia precisa informar os valores na ficha "Pagamentos efetuados" da declaração dela, além de incluir os dados das pessoas que recebem a pensão (você e/ou os filhos) na ficha de "Alimentandos".
Quais são os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial?
Sindifisco: Os rendimentos pagos em cumprimento de decisão judicial estão sujeitos ao imposto sobre a renda na fonte mediante aplicação da tabela progressiva mensal.
Qual o rendimento tributável do contribuinte?
Sindifisco: O contribuinte deve informar como rendimento tributável o valor recebido, já diminuído do valor pago ao advogado, independentemente do modelo de formulário utilizado.
Qual o valor recebido em decorrência de ação judicial?
O valor recebido em decorrência de ação judicial deve ser informado na ficha "Rendimentos tributáveis de pessoa jurídica recebidos acumuladamente pelo titular". Será preciso colocar algumas informações adicionais, como o CNPJ da fonte pagadora e a data do recebimento. A informação é da consultoria BDO.
Qual o limite para declarar imposto de renda?
Alguns benefícios são tributáveis e outros não. O limite para declarar o imposto de renda, caso tenha recebido rendimentos tributáveis, é R$ 28.559,70 e caso tenha recebido rendimentos isentos e não tributáveis é R$ 40.000,00. Então, deve declarar.