É necessário declarar empréstimos no Imposto de Renda?

Índice

É necessário declarar empréstimos no Imposto de Renda?

É necessário declarar empréstimos no Imposto de Renda?

Todos as dívidas acima de R$ 5 mil que tenham sido pagas em 2020 devem ser informadas à Receita. Apesar de não serem tributados, todo empréstimo que tenha valor superior a R$ 5 mil e foi contratado ou quitado ao longo de 2020 deve ser declarado no Imposto de Renda 2021.

Por que você deve declarar o empréstimo?

Em contrapartida o parente que recebeu este empréstimo deverá informar na declaração dele na ficha de “Dívidas e Ônus” com o código “14 – Pessoas físicas”, os seus dados – você Ismael (nome e CPF). Você deve declarar o empréstimo na ficha de “Bens e Direitos” da declaração do imposto de renda, com o código “51 – Crédito decorrente de empréstimo”.

Como declarar o empréstimo com o CPF?

No campo de dívidas e ônus reais, declara-se o empréstimo com o CPF do dependente. Uma coisa acaba zerando a outra, mas para efeitos fiscais é importante declarar, já que a transação movimenta as contas bancárias", explica o professor de Conta­­bilidade Tributária da Facinter Robison Fernando Hancke.

Como declarar dinheiro emprestado a um parente?

Para declarar dinheiro emprestado a um parente no imposto de renda, que pode ser irmão, primo, pai, filho, etc. é muito simples. Você deverá lançar na ficha “Bens e Direitos” a operação de empréstimo e nesta deverá constar o CPF e nome completo da pessoa que recebeu o empréstimo.

Será que o empréstimo é feito para um dependente?

A situação é a mesma caso o empréstimo seja feito para um dependente, ainda que façam a declaração conjunta. "Os bens e rendimentos do dependente também são declarados.

Postagens relacionadas: