Como declarar suspensão de contrato no Imposto de Renda 2021?

Índice

Como declarar suspensão de contrato no Imposto de Renda 2021?

Como declarar suspensão de contrato no Imposto de Renda 2021?

De acordo com a advogada tributarista e consultora Renata Soares Leal Ferrarezi e o advogado e contador Marcelo Soares de Sant'Anna, nas hipóteses de suspensão do contrato ou redução da jornada e salário, os valores pagos referentes ao Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda são considerados ...

Quem teve contrato suspenso tem que declarar imposto de renda?

Trabalhadores que tiveram salário e jornada reduzidos ou contrato suspenso em 2020 devem declarar o benefício emergencial, pago pelo governo para compensar a perda de renda, como um rendimento tributável na declaração do Imposto de Renda Pessoa Física 2021.

Como declarar a suspensão de contrato no Imposto de Renda?

Para inserir no Imposto de Renda, o trabalhador entra na aba “Rendimentos Isentos e Não Tributáveis”, seleciona a opção 26 – Outros, e coloca o CNPJ da fonte pagadora. A Receita Federal recomenda que na descrição seja inserido o texto “Ajuda Compensatória”.

Qual a fonte pagadora da suspensão do contrato de trabalho?

Os valores recebidos do BEm (Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda) são considerados rendimentos tributáveis e devem ser declarados como tal na ficha Rendimentos Tributáveis Recebidos de Pessoa Jurídica, informando como fonte pagadora o CNPJ n.º 00.394.460/0572-59.

Quem recebeu o BEm precisa declarar Imposto de Renda 2020?

Se a empresa onde você trabalha fez isso, provavelmente você recebeu o Benefício Emergencial de Preservação do Emprego e da Renda (BEm) e a ajuda compensatória. A renda do BEm é tributável e precisa ser informada na declaração do Imposto de Renda 2021.

Como declarar redução de jornada e salário ou suspensão de contrato?

Se o acordo firmado com sua empresa redução de jornada ou suspensão temporária do contrato de trabalho previa o pagamento de ajuda compensatória, os valores recebidos com essa finalidade devem ser informados na ficha "Rendimentos isentos e não tributáveis".

Como funciona a suspensão de contrato?

Na suspensão do contrato de trabalho, a empresa deixa de pagar o salário ao funcionário temporariamente. O empregado receberá do governo um benefício calculado com base no valor que ele teria direito caso recebesse o seguro-desemprego.

Postagens relacionadas: