Como declarar venda de imóvel por permuta?

Índice

Como declarar venda de imóvel por permuta?

Como declarar venda de imóvel por permuta?

Como declarar permuta com torna no Imposto de Renda Para informar o imóvel dado em permuta, o contribuinte que pagou a torna deve acessar a ficha de “Bens e Direitos” do programa da Receita Federal, selecionar o tipo de imóvel e informar, em "Discriminação", os dados da pessoa com quem realizou a transação.

Como preencher GCAP permuta com Torna?

1 – O valor da devolução/torna será somado ao custo do imóvel dado em permuta; 2 – Será realizada a divisão do valor da torna pelo valor do custo do imóvel, e o resultado obtido será multiplicado por cem; 3 – O ganho de capital será a porcentagem encontrada sobre o valor da torna.

Como funciona a tributação de permuta?

Tributação na Permuta com Torna Como houve um lucro imobiliário, ou seja, na transação dos imóveis uma diferença foi paga em dinheiro, o permutante que recebeu o valor deverá pagar a alíquota de 15% sobre o valor de diferença.

Qual o valor do imóvel recebido em permuta?

A esse pagamento, dá-se o nome de torna. Sob o ponto de vista da Receita Federal, o custo da aquisição do imóvel recebido em permuta, quando não há torna, é igual ao valor declarado do imóvel pelo antigo dono. E essa transação é isenta de imposto de renda.

Como fazer a declaração de capital na permuta?

Se não há ganho de capital na permuta, a declaração deve ser feita da seguinte forma: na ficha relativa ao bem permutado, informe a permuta realizada, os valores envolvidos, a identificação dos imóveis que entraram na permuta e as demais identificações cadastrais e cartoriais. A posição do imóvel em 12 deve ficar em branco.

Como é feita a permuta de bens imóveis?

Em permuta de bens imóveis, o documento é feito por escritura pública e deve constar de forma clara itens como a data de entrega dos bens e a responsabilidade pelos tributos. Esse tipo de contrato também contém o valor referente dos imóveis a serem trocados.

Qual a permuta imobiliária da pessoa física?

Contudo a lei abre uma exceção no que se refere à permuta imobiliária da pessoa física, pois a exclui da incidência do imposto de renda. No entanto, não é qualquer permuta de imóvel que fica fora da tributação pelo imposto de renda.

Postagens relacionadas: