Como decodificar matrizes?

Índice

Como decodificar matrizes?

Como decodificar matrizes?

Para decodificar, o destinatário utiliza sua matriz e multiplica pela matriz recebida, resultando na matriz original, assim podendo converter para suas letras associadas.

Como decodificar um texto criptografado?

Para decodificar o texto cifrado, basta realizar o procedimento inverso, aplicando a operação de “ou exclusivo” entre o texto cifrado e a chave. O número de bits da chave é uma variável fundamental no sistema de segurança, pois ela indica o nível de esforço necessário para quebrá-la (descobrí-la).

Como criptografar uma mensagem com matrizes?

Uma forma de se usar matrizes na criptografia é envolver matrizes inversas. Sejam A e B, sendo que B é a matriz inversa de A. O primeiro passo para codificar a mensagem é fazer sua conversão da forma alfabética para forma numérica. Tanto o remetente quanto o destinatário devem estar cientes desta tabela.

Como decodificar?

Definição

  1. escrever algo numa linguagem clara;
  2. transferir uma mensagem para um código compreensível;
  3. decifrar algo;
  4. interpretar o sentido de uma palavra ou frase expressa numa linguagem feita por códigos;
  5. para a informática, decodificar é a conversão de dados para o formato original, ou seja, descodificar.

O que é decodificação de um texto?

A decodificação pode ser compreendida como a capacidade de decifrar o código escrito para captar seu significado. Após esta operação, que é comum nas primeiras etapas da aprendizagem da leitura, todo esforço deve voltar-se para a compreensão.

Como fazer um par de matrizes inversas?

Neste texto, está descrito um método bastante simples que envolve apenas um par de matrizes inversas, A e B = A-1, cujos elementos são todos inteiros. Vamos, em princípio, conhecer este método por meio de um exemplo, para isto, utilizaremos as matrizes A = [ 5 7 2 3 ] e B = [ 3 −7 −2 5 ].

Como fazer uma criptografia utilizando matrizes?

Neste recurso, iremos apresentar um método de criptografia utilizando matrizes. Além de poder codificar e decodificar as mensagens, você irá descobrir como o método funciona e quais são os cálculos necessários. Univesp | Matrizes e Criptografia COMPARTILHE! Ops! Ainda não temos todas as informações necessárias.

Como multiplicar a matriz da mensagem?

Para isso, iremos multiplicar a matriz da chave (Matriz A) pela matriz da mensagem (Matriz M), gerando uma terceira matriz com mensagem codificada (Matriz N). Este processo permite que letras iguais sejam codificadas com valores diferentes, melhorando a eficiência da criptografia.

Postagens relacionadas: