Como declarar recebimento de aluguel na declaração de Imposto de Renda?

Índice

Como declarar recebimento de aluguel na declaração de Imposto de Renda?

Como declarar recebimento de aluguel na declaração de Imposto de Renda?

Basta escolher o código 0190, informar o valor do aluguel, além de mês e ano em que ele foi recebido, apenas com números. Quando o proprietário é pessoa física, e o inquilino é pessoa jurídica, o responsável pelo recolhimento do imposto de renda é o próprio locatário.

Onde lançar rendimentos de aluguel no IRPF 2020?

Para isso, informe os valores na Ficha “Pagamentos Efetuados”, sob o código “70 – Aluguéis de Imóveis”, com o CPF ou CNPJ do locador/proprietário. Se o contrato está sob intermédio de uma imobiliária, informe sempre os dados do locador, e não da imobiliária.

Como declarar o aluguel recebido no IRPF 2020?

Existem duas formas de declarar o aluguel recebido no IRPF 2020 e tudo irá depender de quem aluga o seu imóvel, pois a Receita tem regras especificas para pessoa física e jurídica. No caso do aluguel recebido de pessoa física é importante que o contribuinte esteja atento ao valor mensal que é pago pelo locatário.

Quem precisa declarar o aluguel recebido no imposto de renda?

Quem precisa declarar o aluguel recebido no imposto de renda? O aluguel recebido é considerado uma renda tributável sujeita ao ajuste anual, assim como os salários, o prolabore e as aposentadorias públicas em geral.

Como declarar o aluguel?

Os rendimentos com o aluguel não devem ser confundidos com a declaração do imóvel, que é feita numa ficha separada e deve ser preenchida mesmo que o proprietário não more nele. Veja como declarar compra e venda de imóveis.

Quem mora de aluguel deve declarar esses valores no imposto de renda?

Quem mora de aluguel deve declarar esses valores no imposto de renda, mesmo que eles não possam ser utilizados para deduzir a base de cálculo do tributo.

Postagens relacionadas: